Curitiba será a sede da 13.ª Reunião da Associação Brasileira de Planetários (ABP), que acontece de hoje até domingo, no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba.
O diretor do planetário do CEP, José Manoel Luís da Silva, afirma que o Paraná vai divulgar tudo que for de astronomia à comunidade, colégios, universidades e museus. “O homem está adquirindo uma consciência cósmica e percebe que quanto mais voltar-se para o espaço, mais preparado estará para os desafios deste século”, afirma.
Ele espera que o evento possa captar e levar às comunidades o que a astronomia obtém nas pesquisas. O professor lembra que há profissionais brasileiros em instituições de renome do exterior. “Precisamos de profissionais que possam ensinar e pesquisar astronomia.”
Para ele, o Brasil é parte de um grupo seleto da astronomia mundial, que tem telescópios poderosos. O professor salienta a importância do evento em Curitiba. Para ele, com um observatório ligado ao (CEP) dão-se os primeiros passos para a construção de uma base profissional da astronomia no Paraná. Curitiba quer fornecer o ensino da astronomia em todos os níveis no planetário do CEP.
José Manoel Luís da Silva afirma que, além da beleza que a astronomia traz, o homem precisa saber mais sobre o universo se não quiser ser extinto. “A contribuição dessas descobertas sobre o espaço propiciará o conhecimento de outros planetas e o caminho na direção das estrelas.”