FHC entrega a presidência a Lula.

O ano de 2003 foi repleto de profundas transformações no Brasil e no mundo. Guerras, conflitos, manifestações, quebra de recorde no esporte, mortes inesperadas, enfim, o mundo nunca esteve tão agitado e ao mesmo tempo despreparado para conter alguns desastres da natureza. Muito calor na Europa, chuvas violentas no Brasil e terremotos num lugar após outro, matando milhares de pessoas.

Da posse de Lula à prisão de Saddam Hussein. Doenças e epidemias novas apareceram como nunca. Pneumonia asiática, explosão da base de Alcântara, show do Cruzeiro no primeiro Campeonato Brasileiro de pontos corridos. A reforma da Previdência é aprovada em tempo recorde – o governo obtém o apoio do Congresso. O ano de 2003 começou incerto, com o novo governo e passou por grandes tensões com a guerra no Iraque. O mundo se voltou contra os Estados Unidos, mas os ditadores do mundo prevaleceram.

No Paraná, o ano também foi de grandes acontecimentos. Posse do novo governador do Estado, Roberto Requião. Confusões e tumultos no caso dos bingos e dos transgênicos. CPI do Banestado e discussão sobre os pedágios. Três nomes da política paranaense deram adeus: José Richa, José Carlos de Carvalho e José Carlos Martinez.

No esporte, um fato histórico. A gaúcha Daiane dos Santos ganha a primeira medalha de ouro em um mundial de ginástica para o Brasil e ainda cria um novo salto para a modalidade. No Pan-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana, a delegação brasileira bate o recorde de medalhas e termina entre as quatro maiores potências do esporte nas Américas.

Janeiro

Em 1.º de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva toma posse como presidente da República tendo como vice José Alencar. Pernambucano de Garanhuns, Lula disputou a Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores por quatro vezes até ser eleito, em novembro de 2002, com cerca de 53 milhões de votos – 61,3% do eleitorado brasileiro.

Com um intervalo de oito anos entre o primeiro e o segundo mandatos, o governador Roberto Requião volta a comandar o Paraná. Requião e o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) foram empossados na Assembléia Legislativa, pelo presidente da Casa, deputado Hermas Brandão (PSDB).

Desde primeiro de janeiro, as casas de bingo de todo o Brasil estariam oficialmente proibidas de funcionar, pois a autorização de funcionamento concedida pela lei Pelé expirou. Porém, em alguns Estados, entre eles o Paraná, os bingos continuam a funcionar sem restrição. O assunto permaneceu em discussão durante todos os meses, mas no final do ano, a maioria deles está fechada.

O ex-governador Paulo Pimentel assume a presidência da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

CPI do Banestado. O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, denuncia à Justiça Federal do Paraná dois ex-funcionários da Banestado Leasing S/A, um consultor empresarial e onze empresários paranaenses e paulistas, acusados de envolvimento em fraudes para a liberação de financiamentos junto à antiga estatal. As irregularidades ocorreram entre fins de 1995 e início de 1996, no início do governo Jaime Lerner (PFL), antes da privatização do banco. O caso ainda não terminou.

Fevereiro

Com base no polêmico exame de DNA, fica provado que Roberta Jamily é filha de Francisca Ribeiro, e não de Vilma Martins, por quem foi criada, após ter sido sequestrada minutos depois de nascer. Vilma também havia sequestrado o menino Pedrinho, que teve o caso resolvido no final do ano passado.

Entre os dias 14 e 16, movimentos sociais em todo o mundo organizam mobilizações contra a ameaça de guerra no Iraque. Em 60 países, pelo menos 5 milhões foram às ruas, num ato pacifista considerado dos maiores da História.

Mísseis são lançados por navios de tropas norte-americanas em direção a Bagdá duas horas após George Bush ter declarado guerra contra Saddam Hussein. Antes do amanhecer do dia 20, o centro da capital iraquiana estava destruído. O Brasil se posiciona contra as ações militares. Os americanos invadem o Iraque.

O ônibus espacial Columbia explode com sete tripulantes a bordo. Ônibus espacial explodiu 16 minutos antes do horário marcado para o pouso.

Após oito horas de negociações com policiais civis, militares e federais do Paraná e de São Paulo, o assaltante e maior sequestrador do Brasil, Pedro Ciechieanovisk, de 49 anos, foi capturado no bairro Capão Raso, em Curitiba.

CPIs farão devassa no Estado – serão abertas investigações para apurar irregularidades do pedágio e em outras quatro áreas suspeitas – Copel, Paraná Cidade, Banestado e Jogos da Natureza.

Março

A cantora Celly Campelo, rainha do iê-iê-iê entre 58 e 62, emplacou sucessos como Estúpido Cupido e Banho de Lua. Morreu aos 60 anos em Campinas, de câncer de mama.

A Promotoria de Investigação Criminal (PIC) denunciou dez policiais de Curitiba por abuso de autoridade, concussão e tortura. Três delegados, cinco investigadores da Polícia Civil e dois policiais militares são acusados em três processos diferentes.

A fila de caminhões rumo ao porto de Paranaguá chega a 100 km, sendo mais de quatro mil caminhões encostados nos acostamentos das rodovias. O número de descarregamentos é de 1.300 por dia, superior ao de 2002, que era de 800.

O Rio de Janeiro transforma-se em cenário de uma guerra entre o narcotráfico e a polícia, às vésperas do Carnaval. Ônibus incendiados, granadas e bombas explodindo nas ruas. Os ministérios da Justiça e da Defesa são acionados para enviar as Forças Armadas à cidade com o objetivo de conter as ações atribuídas a seguidores do líder preso do Comando Vermelho, Fernandinho Beira-Mar.

A epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Severa, a SARS, conhecida como pneumonia atípica, irradia-se a partir da Ásia e mata centenas ao redor do mundo. Para impedir sua entrada no Brasil, os aeroportos e o sistema de vigilância sanitária passam a monitorar a entrada de turistas vindos dos países afetados pela doença. Foram quase nove mil casos até o final do ano, cerca de mil deles fatais.

Abril

Eleições paraguaias com uso das urnas eletrônicas desenvolvidas no Brasil. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sepúlveda Pertence, acompanhou o uso das máquinas no país vizinho. O novo presidente do Paraguai, sucedendo Luís Macchi é Nicanor Duarte, com 37,2% dos votos.

Aureliano Chaves foi o último vice-presidente da ditadura militar. Mineiro, o político governou o Estado de Minas Gerais entre 1975 e 1978, e foi um dos fundadores do PFL. Chaves morreu aos 74 anos em Belo Horizonte, devido a complicações decorrentes da diabetes.

Maio

Ex-prefeito de Paranaguá é assassinado a facadas. José Vicente Elias levou duas facadas no pescoço e estava com mãos e pés amarrados e a boca amordaçada.

O poeta baiano Waly Salomão foi um dos pilares do tropicalismo. Além de lançar livros, compôs músicas para Caetano Veloso (Talismã), Lulu Santos (Assaltam a gramática) e Adriana Calcanhoto (Pista de dança), entre outros. Morreu, aos 59 anos, ocupava o cargo de secretário nacional do livro no Ministério da Cultura.

Um dos maiores intelectuais do país, Raymundo Faoro transformou a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que presidiu de 1977 a 1979. Defendeu a anistia e as eleições diretas. Morreu aos 78 anos de enfisema pulmonar no Rio de Janeiro.

Lula sanciona o estatuto do torcedor – Lei de Modernização do Futebol e o Futebol e o Estatuto de Torcedor (Medida Provisória nº 79). Segundo a lei deverá ?instituir a cidadania para o torcedor brasileiro?.

Néstor Kirchner, do Partido Peronista, assume a presidência da Argentina, depois da desistência do candidato e ex-presidente Carlos Menem. Kirchner toma posse sob forte desconfiança interna.

Junho

Gregory Peck, um dos maiores e mais populares atores americanos morreu aos 87 anos de causas não reveladas enquanto dormia em sua casa em Los Angeles. Astro de 52 filmes, Peck teve cinco indicações ao Oscar de melhor ator, mas só levou a estatueta em 1962.

A atriz Katharine Hepburn tinha um currículo invejável: nove indicações ao Oscar e quatro prêmios de melhor atriz. Morreu aos 96 anos de complicações decorrentes do mal de Parkinson em Connecticut, nos EUA.

Acusados de lavagem de dinheiro e remessa ilegal para a Suíça no caso fiscal Silveirinha, Reinaldo Pitta e Alexandre Martins, empresários do craque Ronaldo, são presos no Rio de Janeiro. Os dois só conseguem sair da cadeia no final do ano. Mesmo assim já estão com a prisão pedida.

Tragédia em show de Curitiba. Três adolescentes morreram (Larissa Cervi Seletti, e Jonathan Raul dos Santos, de 15 anos e Mariá de Andrade Souza, de 14) e pelo menos 40 pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros não havia concedido o alvará para realização do show, porque na vistoria não foram apresentadas as condições mínimas de segurança. Após passar dois dias preso na Casa de Custódia de Curitiba, o organizador do show, Ataíde, foi libertado com habeas-corpus concedido pelo desembargador Jesus Sarrão, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Megaprotesto condena reforma da Previdência – funcionalismo público exige mudanças no texto enviado ao Congresso. Funcionários públicos de todo o Brasil, liderados por entidades historicamente ligadas ao PT, como a CUT. Cerca de 20 mil servidores, segundo a PM, atacaram o governo Lula.

Contra o pedágio, MST ocupa oito praças no Paraná. Em sete locais, as cancelas foram abertas, e os motoristas não precisaram pagar o pedágio. As praças ocupadas pelo MST: Jataizinho, Mandaguari, Arapongas, Campo Mourão, São Miguel do Iguaçu, Cascavel, Mauá da Serra e São Luiz do Purunã. Ao todo são 26 praças em todo o Estado.

Julho

O repórter fotográfico Luís Antônio da Costa, 36 anos, da revista Época é assassinado a tiros enquanto fazia cobertura de uma invasão promovida pelo Movimento dos Sem-Teto, em um terreno próximo à Volkswagem, em São Bernardo do Campo (SP).

O ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf é detido em Paris, quando tentava sacar US$ 1,46 milhão de uma conta no Banco Crédit Agricole.

O Congresso Nacional fecha o cerco contra o porte ilegal e tráfico de arma de fogo. A comissão de constituição, justiça e cidadania – CCJ do Senado aprovou projeto de Lei de autoria do ex-senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) que considera inafiançáveis os crimes de porte ilegal e tráfico de armas de fogo.

Vendaval dá trabalho aos curitibanos. Por toda a cidade, os prejuízos foram enormes. Forte chuva acompanhada de granizo pode ser vista até no outro dia. Além de árvores derrubadas, houve queda de postes em vários bairros. Cerca de 50 semáforos ficaram sem funcionar e 205 mil casas ficaram sem luz.

Seleção brasileira masculina conquista pela terceira vez a Liga Mundial de Vôlei. A vitória na final foi sobre a seleção de Sérvia e Montenegro, por 3 a 2.

Filhos de Saddam mortos em um tiroteio de seis horas. Eles estavam escondidos numa mansão em Mosul, no Norte do Iraque. Oday e Qusay Hussein foram mortos por soldados da força americana que invadiram a mansão.

O ator Rogério Cardoso era tido como um dos maiores comediantes brasileiros. Com o sucesso do programa ?A grande família? e de seu personagem Seu Flor, estava no auge da carreira quando morreu aos 66 anos, vítima de um infarto fulminante no Rio de Janeiro.

Agosto

Começa o Pan-Americano de Santo Domingo na República Dominicana. Brasil vai com uma delegação de 721 pessoas. E conquista um total de 129 medalhas, consolidando-se como uma das quatro maiores potências do esporte das Américas, ao lado dos EUA, CUba e Canadá.

Paulinho Nogueira, mestre do violão morreu aos 72 anos de infarto, em São Paulo. Ele começou a tocar o instrumento que o consagrou aos dez anos. Compôs músicas como Menino, desce daí e Menininha. Foi um dos precursores da bossa nova.

Presidente e criador das Organizações Globo, o empresário Roberto Marinho morreu aos 98 anos no Rio de Janeiro de edema pulmonar. Tinha um patrimônio de mais de US$ 1,5 bilhão e mais de 100 empresas. Criou a TV Globo em 1965, quando já tinha 60 anos.

Servidores enfurecidos apedrejam o Congresso – 50 mil servidores contrários a reforma da Previdência invadem Brasília e ?enterram? Lula. A reforma foi aprovada pela Câmara em primeiro turno. Além de fazer o enterro simbólico, do presidente, os manifestantes promoveram cenas de violência, tentaram invadir o Congresso e quebraram suas vidraças.

O jogador de futebol paranaense Klebérson se apresenta no Manchester United. Com visto de trabalho, finalmente o meia começa a treinar no novo clube. O clube inglês pagou US$ 9,49 milhões pelo passe do ex-jogador do Atlético-PR.

Dia de pânico nos EUA e Canadá. Um grande blecaute deixou 14 grandes cidades do Estados Unidos e Canadá, sem energia, entre elas, Nova York, Boston, Ohio, Detroit, Michigan, Toronto e Ottawa. O governo americano apressou-se em notificar que o incidente se deu por questões técnicas e não uma ação terrorista.

Nicanor Duarte assume a presidência do Paraguai. Duarte quer melhorar as relações com o Mercosul, o que agrada o Brasil.

Aprovado projeto que autoriza bingos em Curitiba. Sessão polêmica marca aprovação do projeto, na Câmara Municipal, que teve protesto da oposição. As liminares concedidas às casas de bingo são cassadas logo em seguida e a confusão não tem previsão para terminar.

O brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante especial das Nações Unidas no Iraque, é morto numa explosão que atinge a sede da ONU em Bagdá. O atentado obriga a ONU a rever sua permanência no Iraque. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decreta luto oficial por três dias.

Uma montanha de ferros retorcidos é tudo que resta da torre de lançamentos de onde partiria, rumo ao espaço, o terceiro protótipo do Veículo Lançador de Satélites, o VLS 1. O maior e mais grave acidente já ocorrido no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, abala a comunidade científica e o país. Compromete a pesquisa e adia o sonho do Brasil de se firmar na corrida espacial. No acidente, 21 técnicos que estavam na plataforma morrem.

Com movimentos ousados e um novo salto, a ginasta brasileira Daiane dos Santos encanta o mundo e recebe a medalha de ouro na prova de solo do Mundial de Ginástica, em Anaheim, nos Estados Unidos.

Setembro

O presidente Lula abre a 58.ª Assembléia Geral da ONU, em Nova York, e mostra para o mundo a nova face da política externa brasileira. Chama a atenção dos países ricos na luta contra a fome, critica o protecionismo americano e afirma que o Brasil não aceita mais ser tratado como país de segunda categoria.

Outubro

O deputado federal José Carlos Martinez morre em desastre aéreo no dia 05. Avião em que estava o deputado e presidente do PTB se despedaçou em meio à mata, próximo de Guaratuba. Corpos foram localizados – estava com um assessor e um amigo, e não houve sobreviventes. O resgate aconteceu um dia depois.

Investigação da PF descobre um novo propinoduto, integrado por 21 empresas que fraudaram a Receita e o INSS em mais de R$ 1 bilhão. Relatório aponta Edmundo dos Santos, ex-presidente do Flamengo, como cabeça da fraude. O corregedor da Receita Federal, Moacyr Leão, acusa o delegacia de Arrecadação Tributária da Receita, José Góes Filho, de conivência com a quadrilha.

Rachel de Queiroz, a primeira-dama da literatura brasileira morreu de infarto 13 dias antes de completar 93 anos. Escreveu 26 livros, entre eles O quinze, As três Marias e O Memorial de Maria Moura. Nascida em Fortaleza, ela foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras, em 1977.

A Operação Anaconda, da Polícia Federal, estoura um suposto esquema de corrupção, formação de quadrilha, venda de sentenças e proteção à contrabandistas. Mais de 1,5 mil quilos de material e US$ 550 mil são apreendidos. O caso levou para a cadeia o juiz João Carlos da Rocha Mattos, que seria dono dos dólares. Além dele, estariam envolvidos os irmãos Ali e Casem Mazloum, também juízes federais.

A decisão do governo federal de liberar o plantio de soja geneticamente modificada provoca a saída do deputado Fernando Gabeira (RJ) do PT. Governo do Paraná se posiciona contra a liberação. Desavenças entre o governo paranaense e Brasília acabam na justiça.

Morre o empresário e ex-presidente do Sistema de Federação das Indústrias do Paraná, José Carlos Gomes de Carvalho, o ?Carvalinho?. Ele era considerado uma das lideranças mais expressivas de todo o Estado. Carvalhinho foi vítima de uma infecção generalizada, aos 68 anos.

Novembro

O bárbaro assassinato do casal de estudantes Felipe Silva Caffé, de 19 anos e Liana Friedenbach, de 16 anos, em Embu-Guaçu (SP), cometido por um grupo que inclui um menor de 16 anos, reacende o debate sobre a diminuição da maioridade penal no País. O menor e seus parceiros foram presos.

Novamente acusado de pedofilia, por causa de revelações de um menino de 12 anos ao seu terapeuta, Michael Jackson ficou uma hora detido na Califórnia. O pop star foi solto após pagar fiança de US$ 3 milhões para aguardar o julgamento em liberdade.

Apesar dos protestos de funcionários públicos, o Senado aprova, sem nenhuma alteração, o texto da reforma da Previdência enviado pela Câmara, com 55 votos a favor, e 25 contra.

Dezembro

O empresário Sérgio Gomes da Silva, o ?Sombra?, acusado de ser o mandante do sequestro e do assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, é preso em São Paulo, por ordem do juiz Luiz Fernando Migliori Prestes, da 1.ª Vara de Itapecirica da Serra. O primeiro pedido de habeas-corpus foi negado.

A deputada federal gaúcha Luciana Genro, a senadora alagoana Heloísa Helena, o deputado sergipano João Fontes e o deputado paraense João Batista de Araújo, o Babá, são expulsos do PT por se recusarem a seguir a orientação do partido e votar contra a reforma da Previdência.

Com 100 pontos ganhos e 102 gols a favor, o Cruzeiro conquista o seu primeiro título brasileiro. O Santos, vice-campeão, fica 13 pontos atrás. Alex foi o craque do campeonato. O Coritiba volta à Libertadores da América após terminar o Campeonato Brasileiro na quinta colocação.

Fim das buscas. Saddam Hussein é preso no Iraque, após as buscas do exército norte-americano. O ex-presidente do Iraque é encontrado em um esconderijo na cidade de Tikrit, e será julgado por um tribunal iraquiano.

Diversas comemorações dos 150 anos do Paraná são realizadas no dia 19 de dezembro, em Curitiba. Apresentações, encenações teatrais e show musical acontecem nas proximidades do Palácio Iguaçu.

Morre o ex-governador do Estado, José Richa, aos 69 anos. Toda a cúpula do PSDB comparece no enterro em Curitiba. José Richa faleceu em São Paulo, vítima de uma fibrose pulmonar. Fluminense de São Fidélis, governou o Estado de 1983 a 1986, foi prefeito de Londrina, senador e deputado federal. Ex-filiado ao PMDB, foi um dos fundadores do PSDB.

Terremoto no Irã mata cerca de 30 mil pessoas na cidade histórica de Bam. O tremor, no dia, deixou 50 mil feridos e destruiu de 70% a 90% das edificações da cidade.

Laudo do Instituto Geral de Perícias de Porto Alegre confirma que o corpo enterrado em Curitiba em setembro de 1998 é do ex-diretor da Banestado Leasing e ex-secretário de Esportes do Paraná, Oswaldo Luiz Magalhães dos Santos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade