continua após a publicidade

Silêncio, concentração, orações e meditação. Diferente das tradicionais comemorações de final de ano, um grupo de pessoas aproveita esta época do ano para fazer uma reflexão e se resguardar durante uma semana, longe da agitação das cidades. Durante este período, 46 pessoas de Curitiba, Região Metropolitana e até mesmo de outros estados, vão participar das atividades desenvolvidas pela Casa de Retiro Santo André. O local fica próximo à Igreja do Rondinha, um dos bairros de Campo Largo, e funciona há 40 anos.

Durante o período de retiro espiritual, celebrações, momentos de silêncio e palestras estarão sendo disponibilizadas para os participantes da programação. Independentemente de idade ou classe social, a participação está sendo grande e surpreendendo a administração do local. Segundo irmã Margarida Matos, uma das responsáveis pelo retiro, a presença de fiéis tem sido maciça a cada ano. Quinze pessoas estavam na lista de espera para participar do programa e não conseguiram vaga para o retiro. "Acredito que todos estão querendo ter um momento de reflexão mais extenso, e com a correria das cidades, isso se torna difícil", diz.

O local em Campo Largo tem 42 quartos, banheiros, cozinha e refeitório, salas, capela, além de um enorme jardim e de uma trilha que atravessa um pequeno trecho de mata até chegar em uma cachoeira. Durante todo o ano, diversas ações são realizadas e novos participantes freqüentam a Casa de Retiro. No entanto, nesta época, a procura é mais intensa, afirma a irmã. "Principalmente por causa das férias, o movimento acaba sendo maior. Todos os que marcaram a participação tiveram que fazer antecipadamente", informa a irmã.

continua após a publicidade

Durante o retiro, cada participante faz a sua programação, dando ênfase para uma determinada atividade, seja oração ou participação nas palestras. "Isso é uma opção a mais para quem procura um momento de equilíbrio com Deus. São horas de silêncio utilizadas para meditar sobre a vida", afirma.

continua após a publicidade