Retirada de agricultores gera polêmica

A retirada de cerca de 120 famílias de uma área que será destinada a exploração de xisto em São Mateus do Sul está gerando polêmica na cidade. Os agricultores instalados no distrito de Dois Irmãos – que fica a 15 quilômetros do centro do município – temem ser prejudicados nas negociações com a Petrobras. Uma audiência pública foi realizada ontem para discutir as alternativas existentes para indenizar as famílias. Participaram da reunião representantes dos agricultores e da empresa, além de deputados estaduais e Ministério Público.

A Petrobras possui um decreto presidencial que autoriza a exploração de uma área de mil hectares. No entanto, irá utilizar 640 hectares para a atividade, que começa a ser explorada em dois anos. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Mateus do Sul, José Bertolino Silveira Novakoski, a grande maioria dos agricultores defende que as famílias sejam instaladas em outro local, ao invés de permutar ou vender as terras. "A proposta de troca da empresa não é um bom negócio, pois a área ofertada pode ser em uma região de proteção ambiental onde não se pode plantar nada. O ideal seria um modelo de reassentamento, colocando as famílias na mesma área de cultivo, sem separar a comunidade", comentou Bertolino.

O gerente-geral da unidade de Negócio da Industrialização do Xisto da Petrobras, José Manuel Vilar Gulin, afirmou que a empresa irá respeitar o direito individual de cada família. "Por isso estamos procurando ouvir toda a comunidade envolvida para que não ocorram perdas", falou, acrescentando que o reassentamento não é uma unanimidade entre os agricultores. Segundo ele, a Petrobras ofereceu uma série de alternativas para as famílias e está disposta a negociar individualmente. Vilar ressaltou que o processo de retirada dos agricultores da área ainda irá demorar, já que a exploração começará em 2007. Além disso, a desocupação será gradual, devendo acontecer ao longo de dez anos do início das atividades.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo