Resultado do Paraná no Enem supera a média nacional

 Foto: Chuniti Kawamura/O Estado

 Enem: cidades menores do interior levaram vantagem.

O desempenho do Paraná no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005 superou a média nacional e foi inferior apenas ao da região Sudeste. A média total do Estado (redação e prova objetiva, com correção de participação) foi 43,968, enquanto a do País foi 43,850. Em relação a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Paraná teve menor nota média na redação, mas ficou no mesmo nível de desempenho na prova objetiva (veja quadro). As maiores médias do Paraná ficaram com as cidades menores do interior: Porecatu (63,2), Realeza (57,27), Palmeira (51,595), Nova Londrina (51,75), Piraí do Sul (51,09), Assaí (50,750) e Rio Negro (50,477). O Paraná foi o Estado com maior número de participantes na região Sul do País: 101.831 de um total de 230.687.

O resultado do Enem foi divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diferente dos anos anteriores, esse resultado foi disponibilizado por regiões, estados, municípios e escolas. Os dados divulgados são o desempenho médio total, nas provas objetivas e na redação. Segundo o Inep, as informações disponíveis no site ajudam os pais a escolherem os melhores colégios e auxiliam o Estado a avaliar as fraquezas e as proezas dos respectivos sistemas educacionais.

Os resultados divulgados, segundo Mary Lani Hutner, chefe do departamento de Ensino Médio do Estado, foram satisfatórios. "Nesses dados gerais percebemos uma melhora do desempenho de nossos alunos. A gente percebe que o Paraná está bem acima da média nacional e o desempenho de 2005 foi melhor que o de 2004", comemora. Segundo ela, o melhor desempenho dos alunos, principalmente os da rede estadual, é também um reflexo dos investimentos em educação. Entre as melhorias significativas que podem colaborar para o resultado do Enem, cita a chefe do ensino médio, está a distribuição de livros didáticos de Matemática e Português a todos os 438 mil alunos do ensino médio, o que aconteceu somente no Paraná, e o investimento em formação continuada dos professores.

Inep

De acordo com a assessora da presidência do Inep, Fabiana de Felício, o resultado do Enem é prioritariamente uma avaliação do aluno. Ter um bom desempenho é explicado em parte pela qualidade da escola e por outra, pelo histórico familiar e escolar do aluno. "No entanto, se a nota no Enem for boa, o Estado sabe que tem alunos mais preparados", considera.

Segundo ela, em 2005 foram mais de três milhões de estudantes inscritos e mais de 2,2 milhões que fizeram a prova. O número de participantes tem aumentado por uma simples razão: a universidade. "Dos mais de 2,2 milhões de participantes, 1,2 milhão são concluintes do ensino médio, quase metade do total de concluintes que temos no País. Sabemos que 67% dos alunos fazem o Enem para ingressar na universidade, ou entrando pelo Pró-Uni ou utilizando a nota do exame. Ter uma boa nota, portanto, significa também ter mais chances de ingressar", afirma Fabiana.

Reclamação

Além de comemorar a melhora no desempenho dos alunos paranaenses, a chefe do Ensino Médio do Paraná ressalta a importância desse tipo de avaliação externa, porém reclama da maneira como o exame é elaborado. "Qualquer avaliação externa deve ser elaborada com a participação dos estados. Há conteúdos que aparecem no exame que não são trabalhados e também há os que são trabalhados, mas não são considerados", alega. Para Mary Lani, os exames deveriam considerar também as realidades particulares "para cada vez mais a avaliação do desempenho ser correta e avaliar de fato o que é trabalhado, revelando dados mais pontuais".

Com os dados divulgados por municípios e escolas, a representante da Secretaria de Educação afirma que as dificuldades ficam mais claras. "Dessa forma, podemos melhor trabalhá-las em cada região e fazer as intervenções necessárias". 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo