Nem bem acabou a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vários vestibulandos mal descansaram e já começaram nova batalha em busca de uma vaga num curso superior em 2005. Ontem, 14 mil estudantes iniciaram a disputa pelas 7.760 vagas oferecidas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em seus campi de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá. As provas de História, Matemática e Biologia foram consideradas razoavelmente fáceis pelos vestibulandos.
Uma hora após o início das provas, alguns candidatos já haviam terminado a prova. Renata Cibin, 18 anos, pretendente a uma vaga no curso de Direito, foi uma das primeiras a sair. Apesar de dizer que alguma coisa de Matemática e de História estava difícil, ela não descarta sua possibilidade de vitória. "Fiz tudo que sabia primeiro. Depois fui tentar resolver as questões mais difíceis. Ainda estou com chance de passar", contou. O mesmo otimismo é compartilhado por Lucas Ramos Sabino, 18 anos. Ele presta vestibular para Direito. "A prova estava fácil. Vou passar", afirmou confiante.
Ana Carolina Ávila Tosin, 17 anos, já passou em Arquitetura no UnicenP. Por isso, fez o vestibular de ontem apenas para "cumprir tabela". "Biologia estava fácil, Matemática difícil e História mais ou menos. Mas mesmo passando aqui, devo optar pelo UnicenP", revelou.
Perto das 15h, horário de fechamento do portões, alguns estudantes ainda corriam para entrar nas salas. Quem não conseguiu, como o casal de namorados Robson Streichan e Sabrina Iwamoto, ficou chateado por ter perdido a oportunidade. "Iria prestar para Odontologia. Também fiz na UEPG, mas minha chance maior era aqui", lamentou Sabrina. Ontem 1.260 candidatos não compareceram aos locais de prova e foram eliminados.
Segundo dia
O segundo dia do vestibular da PUCPR exigirá mais dos candidatos. Hoje pela manhã eles fazem provas de Geografia, Física e Química. À tarde, as provas serão de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. "O aluno que está preparado psicologicamente não terá maior desgaste com um dia todo de provas. Além disso, como todas as provas serão este ano, ele poderá passar um fim de ano sossegado", disse o coordenador do processo seletivo, Elmo Brito.
A pró-reitora Acadêmica da universidade, Neuza Aparecida Ramos, destacou que a instituição está disponibilizando 585 vagas para o programa ProUni do Ministério da Educação. A previsão para a divulgação do resultado do vestibular é dia 12 de janeiro.