A Vigilância Sanitária foi o foco da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) que vistoriou restaurantes em Matinhos, na terça-feira (27), e Guaratuba, na quarta-feira (28), no Litoral. Em Matinhos, foram vistoriados 15 restaurantes, e um foi fechado por não ter condições mínimas de higiene.
Já em Guaratuba, também 15 restaurantes foram fiscalizados e um foi fechado. Participaram da ação as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vigilância Sanitária e fiscais das prefeituras.
Os dois locais interditados pela Aifu não ofereciam a higiene adequada segundo a Vigilância Sanitária. No restaurante interditado em Guaratuba foram encontrados vários alimentos com o prazo de validade vencido, além de o estabelecimento não ter alvará de funcionamento.
Em Guaratuba, foi dado prazo de quatro horas para o dono do restaurante se adequar. Na cozinha do estabelecimento os fiscais encontraram insetos, como baratas, dentro de alimentos que seriam utilizados para o preparo do almoço.
De acordo com o tenente Guido Benjamin dos Santos Filho, o dono do restaurante foi intimado a comparecer no posto da Aifu para prestar esclarecimentos sobre a falta de higiene. “Este restaurante já foi interditado duas vezes pela equipe de fiscalização e, agora, o dono vai prestar esclarecimentos e pode responder processo criminal”.
Segundo os policiais, há dois anos, quando houve a primeira fiscalização ao restaurante, foi inutilizada quase uma tonelada de frutos do mar, acondicionados de maneira incorreta e contaminados.
Norma
A fiscal Vera Lúcia Fernandes da Vigilância Sanitária explica que os restaurantes devem ter para estar de acordo com as normas sanitárias. “É importante que esteja limpo desde o chão até o teto. As mãos das pessoas que trabalham, principalmente com a comida, devem estar bem higienizadas. Nós recomendamos o uso de uniforme completo como jaleco, protetor de cabelos, avental e um sapato fechado para evitar acidentes”.
Vera alertou para o condicionamento dos alimentos. “Os alimentos devem estar bem guardados e locais adequados para não haver contaminação. O lixo deve estar sempre tampado”. A principal orientação da vigilância é em relação ao calor. “Nesta época, nós orientamos que os restaurantes façam a climatização da cozinha para que os funcionários trabalhem em condições melhores”.
Comerciantes
A comerciante Loredana Zanetti Freire aprova a fiscalização. “A vistoria é excelente, porque tem várias sugestões e informações que são repassadas e tudo isso contribui para melhor atender os clientes. A tendência da qualidade dos serviços é só melhorar”.
Mário Camilo da Rocha, comerciante de Matinhos, considera o trabalho da Aifu muito importante. “A fiscalização é bom não só para os restaurantes como para os clientes. Muitas normas são alteradas e nós temos que nos adequar e arrumar tudo o que está errado”.