A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), reinaugurou, na sexta-feira, o Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Brasílio Machado, na região central de Antonina. A Appa investiu mais de R$ 1 milhão na restauração do colégio, que volta a receber alunos do curso profissionalizante de Gestão Portuária.
Esse é o segundo colégio mais antigo do Paraná – foi construído em 1888. Além da recuperação do prédio, foram demolidas as antigas salas de aula, localizadas nos fundos. No lugar foram erguidas novas salas e uma estrutura moderna para abrigar um miniauditório.
Para o superintendente da Appa, Eduardo Requião, o prédio centenário tem grande valor histórico e cultural. ?Esta escola representa uma pequena contribuição da Appa para Antonina?, declarou. Sueli Pinheiro, diretora do Centro Doutor Brasílio Machado, comentou a importância do resgate da tradição do município pela educação. ?Essa escola representa a história de Antonina e sua tradição, através dela levantaremos a cidade ainda mais?, comemorou.
O primeiro curso a ser ofertado é o de Gestão Portuária. Mas o objetivo é que a população de Antonina tenha acesso a outras disciplinas profissionalizantes. ?Nossa intenção é oferecer novos cursos e atrair mais alunos. Podemos triplicar o número atual de alunos, porque hoje dispomos de condições para abrigá-los com qualidade e muito conforto, situação bem diferente de tempos atrás, quando vivíamos num prédio sem manutenção e com muitos problemas, disse Sueli.