Resolução amplia entrega de carteiras suspensas ao Detran

O número de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) entregues em Curitiba ao Detran/PR cresceu 741% nas últimas 24 horas. De acordo com um levantamento feito pelo órgão nesta quinta-feira (28), foram entregues 328 carteiras na capital, contra uma média diária de 39.

O aumento se deve à resolução assinada quarta-feira (27) pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari que determina que a polícia prenda motoristas que se recusarem a entregar suas carteiras de habilitação suspensas pelo Detran-PR.

Ainda de acordo com o levantamento, em todo o Paraná, foram entregues, 695 carteiras nesta quinta-feira (28), para uma média diária de 104 documentos, aumento de 568%. De janeiro até o dia 27 de maio, o Detran havia registrado em todo o Estado a devolução de 1.875 carteiras. Em Curitiba o número foi de 702 carteiras.

Quem receber a notificação e não entregar a CNH em 48 horas, poderá ser preso em flagrante pelo crime de desobediência. A medida, segundo o secretário, é preventiva e pretende aumentar o índice de “obediência” dos motoristas à ordem de entregar suas carteiras e passarem pelo curso de reciclagem.

“O resultado é o que realmente esperávamos. Nosso objetivo principal não é prender as pessoas, mas fazê-las respeitar a lei. Quem não o fizer, será encaminhado para delegacia”, disse Delazari.

RESOLUÇÃO – De acordo com a resolução publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial, após o período de 48 horas da notificação, o Detran-PR irá encaminhar uma lista à Polícia Militar com os dados dos motoristas que não entregarem a CNH. A PM, por sua vez, através do BPTran deverá ir atrás dos condutores para recolher o documento. Quem desobedecer à ordem policial será preso e encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito.

Hoje no Paraná, mais de 3,9 milhões de pessoas estão habilitadas. Até abril deste ano, o Detran contabilizava pouco mais de 112 mil notificações enviadas de aviso de suspensão de carteira que ainda esperam ser cumpridas. Cerca de 139,5 mil motoristas estão cumprindo a suspensão como manda a lei e outros 69 mil estão com a carteira suspensa e ainda não a entregaram ao órgão.

SUSPENSÃO – A suspensão é imposta ao condutor que acumula 20 pontos na carteira quando comete infrações no período de 12 meses, ou quando comete uma infração gravíssima que tem como penalidade a suspensão da carteira.

No caso dos condutores que têm de entregar a carteira para cumprir a suspensão, eles devem procurar um posto de atendimento do Detran, portando o documento.

Além do prazo estipulado na notificação, o motorista deverá realizar o curso de reciclagem de 30 horas. Depois de cumprido o período e realizado o curso, o motorista pode voltar ao Departamento de Trânsito e retirar o documento.

Voltar ao topo