O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lançou ontem o serviço de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não é mais necessário comparecer a uma unidade do órgão para repetir o processo de biometria, fotografia e agendamento de exame médico. A estimativa é que 67 mil pessoas deixem de ir ao Detran mensalmente e recebam o documento em casa. “Ainda neste ano, temos mais de 373 mil renovações a serem feitas. Com este processo, quase 66% do total previsto para o ano serão feitas de forma não presencial”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
O motorista receberá pelo correio o aviso que sua carteira está para vencer em 30 dias, acompanhado do boleto com código de barras para pagamento da taxa de R$ 106,29. Depois, deverá agendar, pelo site www.detran.pr.gov.br/renovacnh, a consulta médica. Na clínica, será feita a biometria identificação do motorista pela impressão digital.
Automático
Depois de aprovado no exame de saúde física, o Detran emitirá automaticamente a nova CNH, usando a fotografia do documento anterior. O documento chegará no endereço cadastrado em 10 dias úteis. “Só devem ir ao Detran motoristas com suspensão ou demais impedimentos para a renovação, ou que optem por refazer a fotografia, por motivos pessoais”, explica Traad. Para evitar erros e atualizar o banco de imagens o motorista fará a renovação de forma presencial, a cada 15 anos.