Renovação da carteira de motorista só poderá ser feita com prova no Detran

A partir da próxima segunda-feira (13), todos os condutores habilitados antes de 21 de janeiro de 1998 terão que fazer a prova teórica do Detran, para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. A medida, determinada pela portaria n.º 147/2007, vale também para os que freqüentaram curso de primeiros socorros e direção defensiva nos Centros de Formação de Condutores (CFC). O motorista poderá fazer a prova quantas vezes forem necessárias, sem limite de reprovação.

A nova determinação é válida somente para os processos de renovação de CNH abertos a partir do dia 13 de agosto. Os processos anteriores a esta data continuam a tramitar de acordo com o antigo procedimento, que previa a realização do curso de 15 horas/aula nos CFC, sem a necessidade de realização da prova teórica de primeiros socorros e direção defensiva no Detran. Para aqueles que já haviam marcado prova teórica no Detran e para aqueles que solicitaram análise de certificados de cursos já realizados, o procedimento de renovação da CNH não tem modificações.

?Uma das funções dos Departamentos de Trânsito é avaliar a formação dos condutores. Com o exame teórico sendo realizado após o curso, tanto o Detran, assim como o próprio motorista, poderá avaliar a qualidade do curso ministrado?, afirma o diretor-geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti. Além da resolução 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece as normas de atualização de conhecimentos para os condutores habilitados antes de 1998, a portaria 147 também está de acordo e cumpre o artigo 11 da portaria n. º 15 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

?É importante salientar que o aprimoramento dos procedimentos, o qual inclui a portaria 147, não se resume apenas à renovação da CNH. É um processo muito mais amplo, que inclui a melhoria do trânsito em geral. Pois, com condutores mais capacitados, é possível alcançar os objetivos do CTB, que são a melhoria constante do trânsito e a preservação de vidas?, conclui Maria Aparecida Farias, coordenadora do setor de habilitação do Detran/PR.

A prova não terá custo adicional, continuando o Detran a cobrar apenas as taxas referentes à renovação da CNH. O exame teórico continuará contendo 30 questões (22 de direção defensiva e 8 de primeiros socorros). Para aprovação é necessário que o candidato atinja no mínimo 70% de acertos (21 questões). Em relação à possível reprovação, o candidato poderá agendar nova prova, e diferente dos procedimentos realizados anteriormente, agora não há limite de reprovação. A única ressalva é que, no caso de inapto no exame, o candidato somente poderá agendar novo exame depois de decorridos, no mínimo, cinco dias da reprovação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo