O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, denunciou ontem manobra para tirar da instituição a gestão do Hospital de Clínicas. O desabafo ocorreu durante a inauguração da unidade pediátrica de doenças respiratórias da unidade.
Akel se referiu à medida do governo federal, que criou no ano passado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para assumir a gestão de hospitais mantidos por universidades federais. Ele considera a ideia desta lei muito boa, “desde que assuma hospitais com problemas financeiros”, ressalvou.
Akel Sobrinho disse que vai defender nos órgãos do governo a manutenção da gestão do Hospital de Clínicas sob a responsabilidade da UFPR. Segundo o reitor, o hospital é referência e serve para prestar assistência às pessoas da classe baixa e também para treinar os estudantes de medicina. “Do jeito que estão fazendo, querem que a gente entregue a chave do hospital, mas vamos brigar para manter a excelência acadêmica”, disparou Zaki Akel.