Mais nove cursos universitários que tinham sido suspensos no início do ano para análise de projetos pedagógicos e de impacto financeiro, entre outros itens, foram regularizados pelo governo do Estado. “Esse foi o melhor presente de aniversário que a Unicentro poderia receber na comemoração dos seus 14 anos, completados no último dia 13”, disse o reitor da instituição,Vitor Hugo Zanette.

Segundo o secretário Aldair Rizzi, a regularização de cursos é resultado de um esforço conjunto. Segundo ele, “o processo, feito com total transparência, também traz segurança aos estudantes quanto à manutenção e conclusão do curso”. Entre outros esforços, Rizzi cita o aumento da carga horária do professor, de 9,9 para 14,9 horas-aula semanais, sem qualquer ônus para o Tesouro Estadual.

Os cursos, todos da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), são os seguintes: na sede, em Guarapuava, Educação Física, Física e Comunicação Social; no campus de Irati, Administração, Psicologia, Geografia, História, Engenharia Ambiental e Turismo. A regularização possibilita a realização de vestibulares na primavera de 2004.

Com isso, já somam 24 os cursos universitários regularizados pelo governo do Estado, de um total de 43 que foram suspensos. Desses, quinze cursos abertos entre 2000 e 2001 nas universidades estaduais de Maringá (oito na UEM), Guarapuava (quatro na Unicentro), Ponta Grossa (dois na UEPG) e Londrina (um na UEL), já haviam sido regularizados em maio passado.

Os 19 cursos restantes ainda dependem da análise pela secretaria. Entre estes, estão os de Farmácia e Fonoaudiologia, ambos da Unicentro. Se esses cursos forem regularizados, os vestibulares deverão ser realizados no próximo verão.

continua após a publicidade

continua após a publicidade