Foto: Lucimar do Carmo/O Estado

Muito frio na capital.

continua após a publicidade

Pelo segundo dia consecutivo geou em várias regiões do Paraná. As temperaturas mais baixas foram registradas nas cidades de Guarapuava (0,8ºC), Entre Rios (1,4ºC) e Cerro Azul (2,9ºC). Em Curitiba os termômetros marcaram 6,7ºC, mas a geada ficou apenas na Região Metropolitana (RMC). Para hoje a previsão é de mais frio e geada em vários pontos do Estado. No domingo as temperaturas sobem um pouco. A mínima prevista para a capital é de 12ºC.

Várias cidades do Estado amanheceram ontem com uma fina camada de gelo sobre o solo. Na Região Metropolitana foram Cerro Azul e Lapa. No centro e no sul do Estado, Telêmaco Borba, Guarapuava, Entre Rios, Pinhão e Palmas. No oeste, Toledo e Palotina. Ontem o resfriamento evoluiu e atingiu também as cidades da região norte, como Londrina. A mínima prevista para hoje na cidade é de 8ºC, mas amanhã sobe para 13ºC.

Segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, a partir de hoje, a massa de ar frio perde força, mas amanhã ainda pode gear no leste e sul do Paraná. Em Curitiba, no domingo, as temperaturas devem variar entre 12ºC e 23ºC. O frio foi causado por uma massa de ar polar vinda da Argentina, que passou pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando na última terça-feira ao Estado.

Prejuízos

A geada que atingiu o Paraná esta semana não provocou grandes estragos para a agricultura. Nessa época, o campo produz principalmente hortaliças e as regiões responsáveis pela maior parte da produção não foram afetadas. A Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, responde por 50%. Outras regiões importantes ficam no norte, Norte Pioneiro e litoral. "As perdas ainda não foram significativas", avalia o técnico do Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Maurício Lunardon. Ele diz ainda que até agora foram registradas geadas fracas e os agricultores também costumam proteger as suas lavouras.

continua após a publicidade