Trabalho

Regional do Bairro Novo ganha agência unificada do Sine

A Prefeitura de Curitiba abriu nesta terça-feira (29), na regional Bairro Novo, a primeira agência do Sistema Nacional do Emprego (Sine) unificada com o Centro de Referência do Trabalhador (CRT). O posto, que teve seu horário de atendimento ampliado, passando a funcionar das 8h às 18 horas, vai oferecer em um único espaço confecção de carteira de trabalho, seguro desemprego, captação de vagas, encaminhamento à entrevistas de emprego, cursos de qualificação profissional do Pronatec e informações sobre o mercado e emprego.

Anteriormente, os dois escritórios ficavam próximos, mas o usuário precisava ir ao CRT para fazer a carteira de trabalho e ao Sine para procurar vagas de emprego. Agora, com a mesma senha, o cidadão é atendido para todos os serviços.

“Vamos levar este modelo as outras agências do Sine. Nos próximos meses entregamos as modificações e a unificação nos postos que funcionam nas ruas da cidadania da Cidade Industrial, Boa Vista e Portão”, disse a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

O Sine tem a função de intermediar mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e qualificação social e profissional, recolocação no mercado de trabalho de acordo com as demandas e potencialidades locais, bem como suporte financeiro ao trabalhador em situação de desemprego involuntário.

Para Patrick Gomes, de 21 anos, morador no Bairro Novo, o novo modelo do Sine agradou. “O atendimento foi mais rápido e já estou saindo com um encaminhamento de entrevista para ocupar uma vaga de emprego. Agora é torcer para dar certo”, afirmou.

Andressa Cristina foi ao Sine para liberar o seguro-desemprego. “Agora, com uma só senha, o atendente resolve nosso problema”, disse. Matheus Assunção, de 20 anos, gostou do acolhimento. “Cheguei e fui atendido. Já estou saindo com uma indicação e é isso o que importa”, disse.

A supervisora do Sine Bairro Novo, Maria Aparecida Carvalho Prestes, esclarece que a unificação veio para beneficiar os trabalhadores. “Este novo modelo permite mais rapidez no atendimento e evita o deslocamento do trabalhador na busca de serviços”, disse.