Foto: Chuniti Kawamura/O Estado |
Muitas pessoas participaram da abertura do programa, ontem de manhã, no bairro Boqueirão. continua após a publicidade |
A quinta edição do programa Mutirão da Cidadania, promovido pela Prefeitura de Curitiba, acontece esta semana na Regional Boqueirão, região sul da capital. Cerca de 130 mil pessoas serão beneficiadas com obras de melhoria da infra-estrutura urbana nos bairros Hauer, Boqueirão, Xaxim e Alto Boqueirão. No final de semana as atividades do mutirão serão encerradas com uma grande festa na Praça Menonitas, onde, além de apresentações culturais, serão realizados exames preventivos de saúde e orientação jurídica.
A abertura do Mutirão da Cidadania aconteceu ontem pela manhã com a presença do prefeito Beto Richa, que destacou as mudanças que o programa vem possibilitando. ?Estamos observando uma melhora significativa na nossa cidade, já que as obras estão transformando os bairros?, afirmou. Até agora, o programa já foi realizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Cajuru, Bairro Novo e Portão, e até o final do ano atingirá as regionais de Santa Felicidade, Boa Vista, Matriz e Pinheirinho. Segundo Richa, os trabalhos do Mutirão da Cidadania têm o apoio da população porque foi ela quem decidiu quais obras prioritárias devem ser realizadas durante o programa.
De acordo com o administrador regional do Boqueirão, Pablo Morbis, mais de mil pessoas participaram, no ano passado, de uma audiência pública para definir as prioridades a serem realizadas no bairro. ?Foi um processo muito democrático, e as decisões estamos implantando agora?, ponderou. Entre as obras programadas para esta semana estão o recapeamento de 1,7 mil metros da Rua Paulo Setúbal, construção de calçadas e meios-fios na Rua Gabriel Corisco de Domingues, além de troca de pavimento de diversas ruas secundárias e instalação de duzentas lâmpadas.
Festa
A população beneficiada pelo programa está comemorando. O aposentado João Selusniacki acredita que as obras irão valorizar o bairro. ?Para nós será 100%, pois o bairro estava precisando ser melhorado?, disse. Segundo o microempresário Osvaldo Nobre, a troca de pavimento era uma reivindicação antiga dos moradores. ?O anti-pó já estava cheio de buracos e se realmente for refeito vai melhorar muito?, falou. Já a dona-de-casa Solange Wos gostou do anúncio da construção de calçadas em frente à sua casa. ?Vai dar mais segurança, principalmente no final de semana, quando o movimento na praça é grande e os pedestres têm que disputar o asfalto com os carros?, ponderou.
No final de semana o Mutirão da Cidadania será marcado por uma série de atividades na Praça Menonitas. Estão programadas apresentações musicais, inclusive com um concurso de fanfarras. Também serão ofertados serviços pelas universidades Uniandrade, Uniabel, Faculdades Curitiba e Tuiuti; assim como Justiça Federal, Conselho Regional de Psicologia e a ONG Criança Segura.
Além disso, esta edição terá uma novidade, com a realização gratuita de exames de vista, que serão feitos em parceria com o Hospital de Olhos de Curitiba. O Mutirão da Cidadania da Prefeitura tem o apoio do Grupo Paulo Pimentel (TV Iguaçu e jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná) e das rádios Caiobá FM e Difusora AM.