Regional Boa Vista recebe sexto mutirão

Começa amanhã, nos bairros da regional Boa Vista, a sexta edição do Mutirão da Cidadania, realizado pela Prefeitura de Curitiba. Obras de revitalização e reparo de ruas, calçadas, limpeza de córregos e melhoramento da iluminação pública serão executadas ao longo da semana. Como é de praxe nos mutirões, a comunidade também receberá cuidados com uma série de serviços direcionados à saúde e orientação para a cidadania. O trabalho ficará concentrado no grande Bairro Alto, território onde moram mais de 60 mil pessoas e que abrange trechos do Tarumã e Atuba.

A abertura do mutirão terá início às 10h, na Praça da Liberdade, com a presença do prefeito Beto Richa. Dada a largada para as atividades, diversos setores da administração pública entrarão em ação para promover as obras previstas. Dentre elas, deve ser executada operação tapa-buracos em 50 quilômetros da malha viária da região e manutenção em oito quilômetros de ruas de saibro. Também serão pavimentados 1.145 metros de ruas do bairro, em parceria com a comunidade, e iniciada revitalização do asfalto nas ruas José Veríssimo, Fulvio José Alice (onde fica o hospital Madalena Sofia) e Xingú.

O bairro também terá melhorias para épocas de chuva. Cinqüenta caixas de captação de águas pluviais serão instaladas, com assentamento de mil tubos de concreto em valetas a céu aberto. ?Também vamos fazer 450 metros de calçadas em asfalto e serviços de roçada em uma área de cem mil metros quadrados, entre terrenos e passeios?, informa a administradora regional do Boa Vista, Janaína Gher. Ela afirma ainda que, por meio de um levantamento prévio, detectou-se que pelo menos seis centros educacionais, entre escolas e creches, estão sem calçadas. ?Vamos fazer manutenção e complementação de calçada e meio-fio em um total de 1.630 metros no entorno desses locais?, cita. Reformas e ampliação no CMEI Irmã Dulce e no CEI Curitiba Ano 300, também serão entregues.

O mutirão incluirá ainda limpeza em valas, galerias pluviais e córregos. Também serão substituídas 364 lâmpadas das ruas e realizadas manutenções em dez praças e parquinhos do bairro, com pequenos reparos, pintura dos brinquedos e roçada nos gramados.

A administradora da regional também convoca a população para os serviços oferecidos no sábado e domingo próximos, encerramento do mutirão. ?Na barraca da saúde haverá testes de colesterol, glicemia, verificação de pressão e orientações gerais de nutrição, saúde ambiental e dengue?, avisa. Os ônibus Cárie Zero e do programa Adolescente Saudável também darão orientações à comunidade. Oficinas culturais, cortes de cabelos e manicures serão ofertados. ?Para a terceira idade haverá baile e para as crianças serão feitos trabalhos de pintura e exposição de material educativo sobre reciclagem e painéis de áreas verdes?, adianta Janaína. Jogos pedagógicos e de computador também divertirão os pequenos.

A expectativa, para a administradora regional, é que a concentração das obras e atividades no bairro aproxime a população e atenda à demanda reprimida. ?É uma vertente importante porque trabalha esclarecimento, informação e a co-responsabilidade. Conseguimos estimular as pessoas ao cuidado com a saúde, meio ambiente e mostrar como a participação tem influência direta sobre suas próprias vidas?, acredita Janaína. O Mutirão da Cidadania já atendeu às regionais CIC, Cajuru, Bairro Novo, Portão e Boqueirão. A próxima e última edição do ano será na regional Pinheirinho, no dia 27 deste mês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo