Curitiba vai ganhar este ano mais uma unidade do Corpo de Bombeiros. O novo posto será instalado no bairro Pilarzinho, região norte da cidade, e vai beneficiar 16 bairros com população de 150 mil pessoas. O projeto está sendo analisado em regime de urgência pela Câmara Municipal de Curitiba. Vão ser investidos R$ 487 mil.
O prédio terá 272 metros quadrados de área construída, com piso térreo e abrigo para viaturas, sala de estar, depósito, refeitório, dois dormitórios, banheiros e vestiários. O projeto de construção segue um modelo padronizado, a partir de orientação técnica feita pelo Corpo de Bombeiros do Estado.
Em 1999 o governo do Estado assinou um convênio com a Prefeitura de Curitiba criando o projeto de descentralização dos postos de Bombeiros e do Siate. Nele, o executivo municipal se responsabiliza pela construção das unidades e a compra de equipamentos e o executivo estadual se encarrega da administração e da operação.
Curitiba tem hoje nove postos dos Bombeiros: no Centro, Portão, Infraero, Santa Felicidade, Boqueirão, Bacacheri, CIC-Sul, Bairro Alto e Sítio Cercado. Os dois últimos postos foram construídos no ano passado depois que a parceria foi firmada. Foram gastos R$ 186,720 em cada unidade que tem 135 metros quadrados. O 1º Grupamento que atende a Capital conta hoje um efetivo de 477 bombeiros.