Reforma da previdência do Paraná faz agentes penitenciários entrarem em greve

Foto: Albari rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Assim como os servidores estaduais, que invadiram a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), os agentes penitenciários do Paraná também vão manifestar seu descontentamento com a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governador Ratinho Junior. A categoria decidiu fazer greve a partir da próxima segunda-feira (9).

Leia + Servidores invadem Assembleia para protestar contra mudanças na previdência

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), que representa a categoria, os agentes vão manter a greve até que a tramitação da proposta seja suspensa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A categoria pede também a inclusão das emendas apresentadas pelos servidores da segurança pública, como a garantia de integralidade e paridade para todos os servidores que entraram na carreira até a data em que a nova Previdência entrar em vigor.

Durante o período de greve, conforme o sindicato, estão suspensas as movimentações de presos dentro das unidades penais. Atividades como entrega de mantimentos, visitas, banhos de sol e atendimentos jurídico, social e educacional também não serão realizadas. Serão feitos apenas os serviços essenciais, como alimentação, atendimento de emergências médicas e cumprimento de alvarás.

Caso a justiça determine o fim da greve dos agentes, a categoria promete entrar em ‘operação padrão’. Assim, serão cumpridos apenas as determinações previstas no Caderno de Segurança do Departamento Penitenciário do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna