A revitalização da praça Tiradentes, marco zero da cidade, faz parte dos investimentos feitos pela Prefeitura na transformação e no resgate da região central de Curitiba. O restauro do antigo Paço Municipal, a reforma da praça Generoso Marques e a nova iluminação na rua XV de Novembro fazem parte do pacote de revitalização do Centro e se somam a outras obras feitas na região.
"O centro está voltando à vida. São investimentos importantes feitos com recursos municipais, e também por meio de importantes parcerias com a iniciativa privada e com a ajuda da população", diz o prefeito de Curitiba.
Foto: Maurílio Cheli / SMCS |
O calçamento da Praça Generoso Marques já está sendo substituído. |
O Paço Municipal, edificação tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, passa por um minucioso trabalho de restauração. O investimento feito pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e Prefeitura de Curitiba está transformando o Paço num centro cultural que atrairá cerca de 2.500 pessoas por dia. Uma iluminação cênica destacará detalhes da arquitetura do prédio, em estilo Art Nouveu, usando técnicas de luz e sombras, e luzes com cores diferentes.
No entorno do Paço, a praça Generoso Marques também está sendo renovada. Além um chafariz, reforma de bancos e paisagismo, está sendo implantado um novo calçamento. As equipes contratadas pela Prefeitura já concluíram a colocação de calçadas, em blocos de concretos, no trecho da rua Riachuelo, entre a rua XV de Novembro e a rua Alfredo Bufren.
O projeto de valorização e renovação do entorno do antigo Paço Municipal prevê melhorias em todo o perímetro entre as praças Generoso Marques, Tiradentes e 19 de Dezembro, passando pelas ruas Riachuelo, Barão do Serro Azul, Monsenhor Celso e Barão do Rio Branco.
Também foi recuperada a pavimentação de importantes ruas do Centro, como a Dr Muricy, Cruz Machado, Visconde de Nácar, Presidente Farias, Cândido Lopes e Ermelino de Leão. A rua Marechal Deodoro também foi revitalizada, ganhando novo asfalto e calçada feita com blocos antiderrapantes, guia rebaixadas e pistas táctil.
Iluminação
A Rua XV de Novembro, um dos símbolos de Curitiba, ganhou recentemente uma iluminação mais forte que deixa a rua mais segura e bonita. Foram colocadas 610 lâmpadas de cores brancas, além da troca dos globos dos postes em estilo republicano. A troca das lâmpadas começou pela rua XV de Novembro, e se estenderá por praças e ruas da região central onde se encontram postes estilo republicano. Em 2007, foram trocadas mil luminárias por equipamentos de alto rendimento em 11 praças e jardinetes e 42 ruas do Centro.
No Largo da Ordem, a Prefeitura está preparando a iluminação cênica dos prédios históricos. Além de destacar a beleza das edificações, a nova iluminação reforçará a segurança do local. Na área Cultural, foram recuperados na região central importantes espaços, como o Teatro Memorial 300 anos, Casa da Memória, Capela Santa Maria e Solar do Barão.
A Prefeitura também fez obras de melhorias nas praças, como a reforma e novo paisagismo na praça Zacarias, limpeza e manutenção da praça Dezenove de Dezembro, revitalização do calçamento e reformas gerais e construção de um novo módulo para a Polícia Militar no Passeio Público. Mais de 20 câmeras de segurança foram instaladas no Centro, espalhadas em áreas estratégicas, como a rua XV de Novembro e a região do Largo da Ordem.