Reforma de terminal parada há dois meses

As obras de melhoria no terminal de ônibus do Alto Maracanã, em Colombo, estão paradas há cerca de dois meses. A situação incomoda os usuários, que reclamam da poeira e da condição precária em que ainda se encontra o local. Eles cobram que a proposta, com o início das obras em janeiro, era de um terminal novo, mais amplo e moderno, em no máximo oito meses. No entanto, passados cinco meses, as obras estão atrasadas e inacabadas. Muito pouco foi feito. Por isso, o governo do Estado está rescindindo o contrato com a Alpha San, construtora que venceu a licitação.

?Faz uns dois meses que está tudo parado. Isso atrapalha porque não tem mais muro e o pessoal acha que está abandonado e invade. Além disso, assim como está, se chover arrisca amolecer e deslocar as pedras e o ônibus pode até virar?, reclama o porteiro do terminal, Plínio Simon. Segundo ele, a única ?obra? foi ?a retirada do muro do terminal, umas cavocadas e colocaram pedra e essas manilhas quebradas para proteger. Aí pararam?.

Não são somente os funcionários que reclamam do atraso da obra. Muitos usuários já não agüentam mais a situação. ?Eu pego a linha que vai para Bocaiúva. Tenho que ficar uma hora esperando o ônibus com poeira na cara?, lamenta Terezinha dos Santos. ?Quando está seco, a poeira das obras atrapalha e quando chove, tomamos chuva?, completa Eliane Chiquette.

De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), responsável pelo projeto, a empresa que venceu a licitação da obra foi a Alpha San Construtora. Segundo Haroldo Eustáquio da Silva, supervisor do Programa Integrado de Transporte da Comec, na época, a empresa preencheu todos os critérios necessários, além de apresentar o melhor preço. No entanto, desde o início da obra, a construtora só tem desapontado. ?A empresa mostrou que não tem a capacidade e porte para realizar a obra. Houve muitos atrasos. A obra levaria oito meses, mas está vencendo o quinto mês e até agora foi executado apenas 10%. Esgotados os recursos administrativos, chegamos ao ponto em que estamos fazendo a rescisão de contrato. Vamos contratar outra empresa?, afirma. Segundo ele, o processo de quebra de contrato e ?convocação? de uma nova empresa pode levar até 25 dias. Depois desse período, as obras serão retomadas e devem ficar prontas até o final do ano. Como explica Haroldo, o terminal será demolido e piso, pavimentação, cobertura e toda a estrutura reconstruída e ampliada.

Esta não é a primeira obra pública vencida pela Alpha San a apresentar problemas na execução. Nenhum responsável pela construtora foi encontrado pela reportagem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo