“É possível reduzir em até 50% as aplicações de agrotóxicos nas lavouras de tomate da região Norte do Paraná e o sucesso desse resultado começa aqui”, afirmou o engenheiro agrônomo Paulo Cesar Hidalgo, implementador do Projeto HortiNorte da Emater-Paraná, para os 150 participantes do Encontro de Produtores de Tomate, ocorrido na tarde de quinta-feira (31), no Clube Serrano de São Jerônimo da Serra, Norte do Paraná.
A proposta é do governo do Paraná, através da Emater-Paraná, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que pretende acabar com o sistema tradicional de combate às pragas. O produtor faz, como prevenção habitual, duas aplicações semanais e até reforça com mais uma quando está previsto chuva, mudando para a implantação do manejo integrado de pragas – MIP tomate, que possibilita a redução pela metade das pulverizações contra as pragas do tomateiro.
O Paraná cultivou na última safra de tomate uma área de 3.100 hectares. No Norte do Paraná são 1.540 hectares com 1.700 produtores rurais na atividade. A busca de um novo padrão tecnológico levou o Projeto HortiNorte a formular o MIP, utilizando a metodologia de campo da Gravena Consultoria, de Jaboticabal, SP. Para Hidalgo, a base do processo de difusão das técnicas e estratégias do MIP tomate tem componentes de preservação ambiental, segurança alimentar, redução dos custos de produção, qualidade de vida da família rural e maior competitividade do tomate do Norte paranaense.
A partir de 2002 foi implantado o elenco de novas técnicas preconizadas pelo manejo integrado em 35 propriedades rurais de cinco municípios pilotos, com a capacitação simultânea do primeiro grupo de inspetores de campo para monitoramento das pragas. Foram identificadas as principais pragas, os limites de suas população e limiares de ataque para definição do momento de controle e quando necessário fazer somente uso de produtos seletivos, recomendados por um agrônomo e respeitando os períodos de carência previstos na colheita. Hidalgo garante que nesta nova safra já serão 110 produtores rurais participando do MIP tomate.