Redução de agrotóxico no tomate pode chegar a 50%

“É possível reduzir em até 50% as aplicações de agrotóxicos nas lavouras de tomate da região Norte do Paraná e o sucesso desse resultado começa aqui”, afirmou o engenheiro agrônomo Paulo Cesar Hidalgo, implementador do Projeto HortiNorte da Emater-Paraná, para os 150 participantes do Encontro de Produtores de Tomate, ocorrido na tarde de quinta-feira (31), no Clube Serrano de São Jerônimo da Serra, Norte do Paraná.

A proposta é do governo do Paraná, através da Emater-Paraná, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que pretende acabar com o sistema tradicional de combate às pragas. O produtor faz, como prevenção habitual, duas aplicações semanais e até reforça com mais uma quando está previsto chuva, mudando para a implantação do manejo integrado de pragas – MIP tomate, que possibilita a redução pela metade das pulverizações contra as pragas do tomateiro.

O Paraná cultivou na última safra de tomate uma área de 3.100 hectares. No Norte do Paraná são 1.540 hectares com 1.700 produtores rurais na atividade. A busca de um novo padrão tecnológico levou o Projeto HortiNorte a formular o MIP, utilizando a metodologia de campo da Gravena Consultoria, de Jaboticabal, SP. Para Hidalgo, a base do processo de difusão das técnicas e estratégias do MIP tomate tem componentes de preservação ambiental, segurança alimentar, redução dos custos de produção, qualidade de vida da família rural e maior competitividade do tomate do Norte paranaense.

A partir de 2002 foi implantado o elenco de novas técnicas preconizadas pelo manejo integrado em 35 propriedades rurais de cinco municípios pilotos, com a capacitação simultânea do primeiro grupo de inspetores de campo para monitoramento das pragas. Foram identificadas as principais pragas, os limites de suas população e limiares de ataque para definição do momento de controle e quando necessário fazer somente uso de produtos seletivos, recomendados por um agrônomo e respeitando os períodos de carência previstos na colheita. Hidalgo garante que nesta nova safra já serão 110 produtores rurais participando do MIP tomate.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo