As atividades e serviços da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba já podem ser acessados pelo site www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br. O novo site foi criado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A Rede foi lançada em abril passado, para melhorar a condição de vida da fauna da cidade, controlar a população de animais e estimular a guarda responsável.
Pelo site da Rede, é possível cadastrar o animal, com dados da idade, raça, nome e endereço do dono. A partir de 1 de agosto próximo, estará disponível no site a lista de veterinários conveniados com a Prefeitura para implantar nos animais microchips de identificação definitiva, que facilitarão a busca do bicho, no caso de desaparecimento, e do proprietário, no caso de abandono. Os chips serão adquiridos pela Prefeitura por concorrência pública.
“Este é um canal de comunicação com o cidadão que poderá cadastrar o seu animal, mas também tirar dúvidas e até mesmo denunciar casos de maus tratos”, diz o coordenador da Rede, Marcos Traad, que também é diretor do Departamento de Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O site dedica um espaço especial para animais abandonados e estimula a adoção, divulgando o endereço de quatro instituições onde podem, ser adotados. Há ainda dicas de básicas de alimentação, higiene, atividades físicas e cuidados médicos, para que o dono conviva bem com o animal.
Dicas
Família: um amigo deve levar só alegrias. Antes de levar um animalzinho para casa, tenha certeza de que ele não será motivo de discórdia e brigas. Caso contrário, todo mundo vai sofrer, principalmente ele.
Atividades físicas: durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.
Castração: o animal castrado vive melhor e fica mais dócil. Todo proprietário pode levar seu animal para castração, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não. Assim, você contribui para diminuir a superpopulação de animais na cidade.