A malha cicloviária de Curitiba será ampliada. É o que prevê o Plano Diretor Cicloviário, que está em elaboração no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e que estabelecerá as diretrizes de ampliação da rede atual, que é mais de 100km de infraestrutura cicloviária e inclui ciclovias e passeios compartilhados.

continua após a publicidade

O Plano Diretor vai apontar medidas que deverão ser adotadas para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para as atividades diárias dos curitibanos.

Campanhas educativas também serão feitas, para incentivar a utilização da rede cicloviária da cidade, revelar o papel do ciclista na melhoria do trânsito e do meio ambiente e contribuir para que motoristas, pedestres e ciclistas convivam de forma harmônica e tenham segurança em seus deslocamentos.

A elaboração do Plano faz parte do programa Pedala Curitiba, que também prevê a recuperação da malha cicloviária atual, com sinalização em toda a rede existente.

continua após a publicidade

Um estudo está sendo elaborado pelo Ippuc, em parceria com as Secretarias Municipais de Obras e Meio Ambiente e a Diretran (Diretoria de Trânsito), para o detalhamento da sinalização das ciclovias, tanto as que têm uso preferencial quanto as que são compartilhadas. Os projetos para a sinalização atenderão o Código de Trânsito Brasileiro.