Nesta terça-feira (14), uma moradora do bairro Sítio Cercado telefonou para o fone 156 da Prefeitura de Curitiba informando ter encontrado uma gaiola, com um pássaro calopsita, abandonada. Uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) foi até o local e confirmou que se tratava do mesmo animal, roubado na madrugada do dia 4 de janeiro, do Passeio Público.
A calopsita foi conduzida de volta ao Centro de Educação Ambiental, localizada no Zoológico de Curitiba, onde habitava antes do roubo. Ela havia sido levada ao Passeio Público apenas para o período do feriado do fim de ano.
A moradora do Sítio Cercado teria encontrado a gaiola abandonada em uma das ruas do bairro enquanto passeava com seu cachorro. “Recolhi e levei para a minha casa. Como desconfiei que fosse o pássaro roubado no Passeio Público, resolvi ligar para o fone 156”, disse ela.
Os funcionários da Sema que foram até o local reconheceram a calopsita e também a gaiola, que estava ainda com o mesmo comedouro e os mesmos brinquedos. O pássaro estava em boas condições de saúde.
Na mesma madrugada em que a calopsita foi roubada, também desapareceu do Passeio Público uma gaiola com um periquito Jandaia, que estava no setor de internamento do prédio central. Na semana anterior, um pavão havia sido furtado de dentro do seu recinto e foi visto neste semana em fotos publicadas em uma rede social. A Polícia Civil investiga os crimes.