Recuperação de áreas degradadas será tema de reunião técnica na UFPR

Sistematizar processos, experiências e tecnologias definindo parâmetros para a recuperação ambiental é um dos objetivos da Reunião Técnica para discutir "Indicadores na Recuperação de Áreas Degradadas". O encontro, promovido pelo SOBRADE – Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas, será realizado nos dias 10 e 11 de novembro no campus do Jardim Botânico.

Na pauta, a "Política Ambiental, Legislação e Sistema de Licenciamentos"; "Práticas e Alternativas de Recuperação de Solos Degradados"; "Recuperação Ambiental de Aterros/Depósitos de Resíduos Urbanos"; "Remediação de Solos e Águas Contaminadas"; "Análise de Riscos Ambientais", além de outros assuntos de interesse na área.

Programa

Estarão presentes à reunião abordando temas diversos representantes da Assessoria Jurídica da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente do Paraná, da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, USP – Universidade de São Paulo, UFPR, UNB – Universidade de Brasília, UNICEMP, UFT – Universidade Federal do Tocantins, UFV – Universidade Federal de Viçosa, da Embrapa Florestas, da FURB – Universidade Regional de Blumenau, do IBAMA e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Simultaneamente à Reunião Técnica está prevista a realização de minicursos sobre a "Reconstrução de Solos a partir de Substratos Minerados" e "Degradação, Manejo e Recuperação de Ecossistemas Aquáticos", ambos nos dias 12 e 13 de novembro.

Resultados

Coordenando os eventos da área desde 1992, o professor Maurício Balensiefer, do Departamento de Ciências Florestais destaca que, segundo dados publicados, a degradação avança 16 vezes mais rapidamente do que a recuperação. "Para cada hectare em recuperação existem outros 16 em degradação", informa o professor. Entretanto, "em decorrência desses encontros várias técnicas modernas têm sido utilizadas na recuperação dessas áreas aproveitando os recursos naturais, por exemplo", explica Balensiefer.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo