A recuperação da orla de Matinhos vai trazer mais turistas para as praias e, em conseqüência, será retomado o crescimento econômico da cidade, principalmente nos setores imobiliário e comercial. A opinião é do prefeito de Matinhos, Francisco Carlim dos Santos, para quem o programa lançado pelo Governo do Paraná vai interromper o processo de erosão marítima que há mais de 20 anos castiga as praias do município.

continua após a publicidade

De acordo com o prefeito, as intervenções que têm ocorrido na orla nos últimos 20 anos ?são casos de maquiagens, como construção de escadas, aterros e colocação de pedras, medidas unicamente emergenciais destinadas a preservar o calçadão?. Com o programa do Governo do Estado serão construídos headlands (esporões) para dissipar a energia das ondas, haverá alargamento da praia (um trecho de cerca de seis quilômetros) com areia retirada do Canal da Galheta e serão restaurados os passeios e os acessos em áreas danificadas.

MELHORIAS ? Francisco Carlim dos Santos destaca que a recuperação da orla de Matinhos ?seria impossível de realizar apenas com recursos financeiros do município?. Mas, diz, ?com o apoio do Governo estadual vai ser feita a revitalização de uma grande faixa da praia, melhorando a qualidade do turismo e promovendo a geração de divisas?. Os veranistas, segundo o prefeito, vão ganhar espaço e conforto, e a população de Matinhos terá mais empregos. A recuperação será feita entre o Balneário Riviera e a Praia Brava.

O prefeito informou nesta quinta-feira que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e o Paranacidade já lançaram os editais para a contratação de empresas que farão a sondagem marítima nos pontos em que serão construídos os headlands, bem como os serviços de levantamento topo batimétrico da orla (a determinação do relevo do fundo do mar). Carlim dos Santos acrescentou que no dia 6 de dezembro foi protocolado no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o requerimento de licenciamento ambiental da recuperação do trecho de seis quilômetros de praias.

continua após a publicidade