As obras de revitalização da Rua Riachuelo, no centro de Curitiba, foram retomadas pela prefeitura de Curitiba após a interrupção de quase um mês para não afetar as compras de Natal nas lojas da região e o movimento de final de ano.

continua após a publicidade

O canteiro de obras foi restabelecido. Eventuais bloqueios nos cruzamentos com outras ruas podem acontecer durante o período de obras, até março. Intervenções também serão feitas nas calçadas, mas haverá espaço especial destinado aos pedestres na rua, separado com cones, em locais onde o estacionamento será suprimido.

A primeira etapa dos trabalhos aconteceu em um trecho pequeno a partir da Praça Generoso Marques. Agora, todo o serviço será realizado até o final da Rua Riachuelo, no encontro com a Praça 19 de Dezembro.

Segundo o administrador da Regional Matriz, Omar Akel, a primeira fase pode ser considerada uma experiência, até para descobrir exatamente o que havia no subsolo de uma área tão antiga da cidade. As equipes contratadas pela prefeitura já fizeram os ajustes necessários no projeto e vão tocar as obras sem problemas.

continua após a publicidade

As empresas prestadoras de serviços de comunicação já instalaram e reformaram redes de cabos subterrâneos, o que vai permitir uma despoluição visual na Rua Riachuelo.

As novas calçadas já colocadas são de lajotas de concreto na cor vermelha e as equipes de trabalho aplicarão o mesmo padrão no restante da via. A segunda fase da obra prevê também uma nova iluminação pública e a sinalização turística.

continua após a publicidade

Uma nova cobertura asfáltica está planejada na última etapa da obra, prevista para março. “Ou até antes, se o tempo permitir”, comenta Akel. O projeto de revitalização visa à integração das ruas Riachuelo, São Francisco e Barão do Serro Azul, Praça Generoso Marques, Praça Tiradentes e o Largo da Ordem. O investimento total chega a R$ 860 mil.

Mercês

A Rua Marcelino Champagnat está passando por obras de raspagem do asfalto antigo e uma nova cobertura do pavimento. O serviço deve terminar no próximo sábado. Até lá, as equipes vão trabalhar entre 8h e 17h. Parte da rua está bloqueada para os veículos, pois as obras estão sendo feitas em meia pista.