Mais de 6,4 mil toneladas de lixo domiciliar já foram recolhidas no litoral paranaense desde o início da Operação Viva o Verão, no dia 20 de dezembro, até o último dia 13. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (15) pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “Se comparado ao total coletado no mesmo período no ano passado, 5,8 mil toneladas, houve um acréscimo de 10% no volume de lixo gerado pelos veranistas e coletado pelo governo do Estado”, observou. “Se comparado à temporada de 2006/2007, esse aumento é ainda maior: 20%”, completou.
Segundo ele, os números comprovam que há um aumento substancial na quantidade de veranistas que procuram as praias paranaenses e demonstram ainda que, assim como no ano passado, a coleta tem sido eficiente.
Recolhimento
Durante a Operação Viva o Verão, o governo estadual assume, por iniciativa própria, a coleta de lixo nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba. Neste ano, mais de R$ 5 milhões foram destinados à contratação do serviço, feita pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).
Ao todo, desde o dia 20 de dezembro foram recolhidas 2 mil toneladas de lixo comum em Guaratuba, 2,5 mil toneladas em Matinhos e 1,8 mil toneladas em Pontal do Paraná – totalizando 6,4 mil toneladas.
Cerca de 470 pessoas e 36 caminhões trabalham diariamente para garantir a limpeza do litoral e coletar diariamente cerca de 2,5 toneladas de lixo. Dos 36 caminhões que estão nas ruas para coletar o lixo, 24 caminhões são compactadores (que fazem a coleta nas residências), oito fazem o suporte da limpeza e varrição das vias públicas e praias e outros quatro caminhões-baú são responsáveis pela coleta de materiais recicláveis.
Recicláveis
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que desenvolve o projeto Nossa Praia é Limpeza, também informou que já foram recolhidas mais de 58 toneladas de resíduos recicláveis desde o início da Operação Viva o Verão. Isso demonstra que o recolhimento teve aumento em 28 toneladas se comparado ao verão passado, quando foram coletadas 30 toneladas no mesmo período.