Um menino recém-nascido foi encontrado ontem abandonado em uma madeireira na Lapa, centro-sul do Estado. Moradores da região chegaram até a criança depois que uma menina de dois anos, que passava pela rua com a avó, escutou um choro.
A criança estava dentro de uma sacola plástica, com uma caixa de papelão em cima, dentro de uma guarita desocupada. Ela foi levada para a maternidade municipal e passa bem, mas ainda não há informações sobre a mãe.
O bebê foi achado por volta das 11h30, ainda com a placenta e muito sangue pelo corpo. ?As pernas estavam sem movimento. Ele estava muito gelado. Minha reação foi enfiar o dedo na boquinha dele, embrulhá-lo com uma toalha e trazê-lo junto ao meu corpo para aquecê-lo?, conta a professora Patrícia dos Reis, esposa de um comerciante da rua chamado pela avó da criança que encontrou o bebê. A mãe teria pulado uma cerca de dois metros de altura para dar à luz dentro do cubículo.
A polícia foi acionada e o menino levado para a maternidade Humberto Carrano. ?Sugeri que o nome fosse Vítor. Ele é vitorioso por ter sobrevivido?, justifica Patrícia. A professora gostaria de ficar com o bebê, mas sabe que é preciso passar pelos trâmites legais até conseguir a guarda.
Saúde
Na tarde de ontem, o bebê já estava na incubadora aquecida e recuperava a temperatura corporal adequada. Segundo a enfermeira Berenice Loures, o menino passava bem, mas ainda inspirava cuidados devido à hipotermia. ?Estamos fazendo alimentação com soro?, conta. O menino pesa 2,8 quilos e é um bebê perfeito.
O Conselho Tutelar do município e o Ministério Público já foram acionados para acompanhar o caso. Os médicos pedem que a população restrinja as visitas ao menino. O motivo é que ele corre risco de contrair uma infecção hospitalar, uma vez que ainda está em fase de recuperação.