A Delegacia da Receita Federal (RF) em Foz do Iguaçu destruiu ontem um valor aproximado de R$ 1 milhão e 50 mil em medicamentos contrabandeados, além de 14 milhões de cigarros apreendidos. A ação fez parte do primeiro Mutirão Nacional de Destruição do ano, promovido pela Receita Federal.
De acordo com informações do órgão, todos os dias são destruídos em Foz cerca de 8 milhões de cigarros. A maior parte das apreensões é feita na zona secundária, em estradas, hotéis e portos clandestinos à beira do Lago de Itaipu. As apreensões de cigarro cresceram 258% no mês de julho em relação ao mês anterior.
No período de janeiro a julho, o número total de apreensões cresceu cerca de 6% comparado ao mesmo período de 2006. Em julho, o valor total confiscado chegou a R$ 12 milhões. Entre os medicamentos apreendidos na tríplice fronteira estão os abortivos, os de disfunção erétil e as aspirinas, todos com entrada proibida no Brasil.
A Delegacia da Receita em Foz é a única da federação que possui uma máquina trituradora de cigarros e uma para destruição de medicamentos, CDs e DVDs pirata, o que agiliza o processo. Nas outras unidades, a destruição é feita por meio da incineração ou em uma trituradora de fora.