Brasília – A Operação Lindeiros 5, realizada em Foz do Iguaçu pela Receita Federal desde 26 de setembro, apreendeu, na manhã desta quinta-feira (4), 11 veículos que tentavam escapar da fiscalização formando comboio que transitava por estradas vicinais da região de Santa Terezinha.
Sem data para terminar, a operação tem o objetivo de combater o contrabando e o descaminho (transporte ilegal, sem o devido recolhimento de impostos) na região do Lago de Itaipu. Segundo a assessoria da Receita no Paraná, a fiscalização foi intensificada nos hotéis que servem como depósitos de mercadorias, nos estacionamentos, guarda-volumes e estradas rurais.
A Polícia Militar e servidores de outras regiões estão na cidade fronteiriça para auxiliar na operação, que apreendeu até agora 43 veículos com mercadorias contrabandeadas ou descaminhadas, além de 800 volumes com mercadorias encontrados em hotéis e nas margens do Lago. Essas mercadorias e veículos estão no pátio da Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu para retirada de lacres e valoração do conteúdo.
De acordo com a Receita Federal no Paraná, de janeiro até o final do mês de agosto, foram apreendidas na fronteira do Brasil com o Paraguai US$ 52,2 milhões em mercadorias contrabandeadas, 3% a mais que no mesmo período de 2006. Foram 2.640 veículos carregados de mercadorias contrabandeadas.