A Diretran trocou de lugar o radar eletrônico da Rua Padre Agostinho, no Bigorrilho, em Curitiba, na manhã de ontem. O equipamento estava do lado esquerdo da rua, atrás de um poste de eletricidade, e foi colocado em local mais visível, na lateral direita da via.
O radar está desligado desde a quarta-feira de Cinzas (9), e faz parte de uma lista de seis equipamentos que estavam "escondidos" atrás de árvores e postes, ou em local de difícil visualização pelos motoristas. Todos serão transferidos para locais em que fiquem mais visíveis e serão sinalizados com o novo padrão de pintura, faixas e placas. Serão religados após passar pelo processo de aferição de funcionamento feito pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do governo paranaense.
O radar da Rua Padre Agostinho, primeiro equipamento transferido de local, deverá ser reativado na noite do próximo domingo. O cronograma só será alterado se houver algum imprevisto, como a ocorrência de chuvas que impeçam o trabalho de sinalização.
Em princípio, até o final da semana, o radar receberá a nova sinalização, que consiste na pintura do poste onde está localizado na cor verde-limão. Cerca de 300 metros antes do equipamento, serão pintadas três faixas transversais à via, também na cor verde-limão.
Nos próximos dias será definido um cronograma para a mudança de local e a sinalização dos outros cinco equipamentos que estão desativados: na Rua Guarda-Mor Lustosa, Desembargador Westphalen, Mateus Leme, Victor Ferreira do Amaral e Avenida Nossa Senhora da Luz.
Também nas próximas semanas começará o trabalho de sinalização de todos os 110 pontos de radar da cidade. Os onze equipamentos que já passaram pelas alterações ficam nas principais entradas da cidade. Eles estão nos seguintes endereços: Rua Lothário Meissner, Avenida das Torres, Rua Martin Afonso, Avenida Mário Tourinho, bem como na Rua Eduardo Sprada.