R$ 234 milhões para obras viárias na capital

O Senado aprovou ontem o empréstimo no valor de US$ 80,04 milhões, o equivalente a pouco mais de R$ 234 milhões, para Curitiba. O empréstimo, que será tomado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vai garantir a implantação do Programa de Transporte Urbano que, entre outras obras, prevê a transformação do eixo urbano da atual BR-476 (antiga BR-116) numa grande avenida e no mais novo corredor de transporte coletivo da cidade. A aprovação dos senadores era necessária porque o governo federal é avalista de Curitiba no empréstimo.

Com a aprovação, a Prefeitura de Curitiba já pode encaminhar ao BID a documentação necessária para a assinatura do contrato, o que deverá acontecer dentro de 30 dias. A implantação do programa começará com a execução das obras do setor sul do eixo da BR, mas o empréstimo garantirá a realização de obras durante os próximos cinco anos. “A aprovação do empréstimo pelo Senado é uma vitória da cidade de Curitiba, que ganhará um grande eixo de desenvolvimento econômico e social”, comemorou o prefeito Cassio Taniguchi. “Superamos diversas fases e conseguimos atender as exigências do governo federal, do BID e agora passamos também pelo Senado Federal sem obstrução dos senadores. Não houve nada que desabonasse a qualificação de Curitiba para receber o empréstimo e isso é muito importante para nós que planejamos uma grande transformação para a nossa cidade a partir deste ano”, disse.

O acordo com o BID já havia sido aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos no último dia 29 e pela diretoria executiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento no dia 14 de janeiro, em Washington. A análise do BID foi feita com base nos estudos do governo federal, que também deu parecer favorável ao programa da Prefeitura de Curitiba.

Custos

O programa está orçado em US$ 133,4 milhões (cerca de R$ 390 milhões), que serão aplicados ao logo de cinco anos. O eixo da BR é uma das obras mais importantes, mas várias outras vão melhorar o trânsito e o transporte de Curitiba.

Entre as obras previstas estão a implantação de binários, modernização do ligeirinho Inter 2 (linha direta), ampliação de terminais de integração, pavimentação, melhoria e remodelação de vias, aquisição de ônibus articulados para o ligeirinho Inter 2 e biarticulados para as linhas que trafegarão pelo eixo da BR. A rede de ciclovias da cidade será ampliada, as ruas pavimentadas e remodeladas terão iluminação nova e semáforos mais modernos.

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