O governador Roberto Requião lançou ontem o programa Caminho da Roça, que vai investir R$ 20 milhões na pavimentação de estradas rurais em diversas regiões do Paraná, ajudar no escoamento da safra agrícola e estimular o desenvolvimento de comunidades mais isoladas. O lançamento do programa ocorreu no município de Pranchita, no Sudoeste do Paraná.
“Os recursos destinados ao programa fazem parte de um projeto global de governo para apoiar o pequeno e o médio produtor”, disse Requião. “Além do Caminho da Roça, se integram ao projeto os programas Paraná 12 Meses e Leite das Crianças”. Ao todo, a meta é pavimentar 800 km de estradas. Na primeira fase, informou ainda o governador, estão sendo destinados R$ 6 milhões para os municípios do Sudoeste.
Desenvolvido pela Secretaria Estadual dos Transportes, o programa vai beneficiar diretamente 110 municípios. Cada município receberá cerca de 7 km de pavimentação com pedra irregular. “O investimento será a fundo perdido e a idéia é gerar cerca de setenta empregos diretos em cada frente de trabalho”, explica o secretário Waldyr Pugliesi.
Ainda segundo Pugliesi, será o maior programa de geração de emprego voltado para as áreas rurais. Pugliesi diz que foi considerado o fato de que as estradas municipais estão em situação precária, isolando parcela significativa da população.