Depois de longa espera, os vendedores ambulantes de Guaratuba começaram a remontar seus quiosques ontem à noite. Algumas barracas devem abrir ainda hoje na orla da praia, onde poderão ficar até 14 de março. Após a liberação da Secretaria Regional do Patrimônio da União, os quiosqueiros assinaram, ontem, um termo de compromisso referente à manutenção da higiene e aos alimentos permitidos para venda.
Para o presidente da Associação dos Quiosqueiros de Guaratuba, Osório Soares, a empolgação dos vendedores é grande com a volta ao trabalho. ?O espaço físico ocupado por nós é o mesmo de antes, mas o movimento deve dobrar, já que haverá menos quiosques. Vamos ver se o pessoal vai dar conta do movimento?, disse. Antes de serem retirados, eram 56 quiosques, só na Praia Central, onde agora haverá 30. De acordo com Soares, no ano passado, a estimativa de movimento era de 500 pessoas por dia em cada quiosque.
O Patrimônio da União, que tinha liberado apenas 27 quiosques na Praia Central, acabou autorizando 30 depois de intermediação do deputado estadual Péricles de Melo (PT). Haverá mais três quiosques na Praia de Caieiras e 18 na Praia Brava. O deputado sugeriu um convênio entre a Prefeitura e o governo federal para repasse de recursos, no ano que vem, que contribuam com a melhoria do trabalho dos quiosqueiros.
Mudanças
Se depender do Patrimônio da União no Paraná, depois de março, esse tipo de quiosque não deve voltar às praias paranaenses. Modernizar a estrutura é a proposta do gerente do Patrimônio no Estado, Dinarte Vaz. ?Está na hora de termos alguns points, quiosques que concentrem os turistas, e, assim, criar esse costume no nosso litoral, como é feito no mundo todo?, defendeu. Segundo Vaz, esses novos quiosques deveriam ter cozinha, banheiro, água e esgoto.
A construção seria nos moldes dos quiosques que já estão em obras em Matinhos, para a temporada 2007/2008. ?Não teremos a quantidade de quiosques de outros balneários, como Camboriú, que tem movimento no ano todo. Então, na temporada, vai ser preciso criatividade para contemplar o vendedor do artesanato, do caldo de cana, da água de coco?, disse Vaz.
Esse projeto de novos quiosques para 2008 deve ser feito por meio de licitação promovida pela Prefeitura de Guaratuba, com aprovação do Conselho do Litoral e órgãos ambientais.