O queniano David Kiprotich Bowen é pelo segundo ano consecutivo o vencedor da Maratona da Caixa de Curitiba, realizada na manhã deste domingo (17). A prova principal, que compreende trajeto de 42 quilômetros, cortou vários bairros da cidade.

continua após a publicidade

“Esta é uma maratona campeã, que agrega grandes atletas internacionais e que se tornou referência em corrida de rua”, disse o prefeito Gustavo Fruet, que acompanhou a chegada dos primeiros colocados.

Em segundo lugar ficou Alessandro de Souza, paranaense de Pinhais e, em terceira colocação o queniano Willy Korir Kimutari.

David Bowen, que completou a prova em 2’19”39 recebeu um troféu e um prêmio de R$ 13 mil. “O percurso de Curitiba é muito difícil, mas consegui superar as adversidades como a clima e as subidas íngremes”, disse o queniano, bicampeão de 2012 e 2013.

continua após a publicidade

Para o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Junior, a Maratona da Caixa é a grande marca da corrida de rua de Curitiba. “É o principal evento das corridas de rua, que traz a cidade atletas de alto desempenho de todo o mundo”, disse ele.

Na categoria feminina, a queniana  Malakuen Jepkogei, que fez o tempo de 2’50”53, foi a vencedora, seguida pela brasileira Adriana Domingos da Silva e, em terceiro lugar ficou Dorice Chepchumba Todopus, também queniana.

continua após a publicidade

Na prova de 10 quilômetros, foram classificados nos primeiros lugares masculino os atletas Alexandro Pereira, Eleu Teixeira e Ernani Mendes. No feminino, a vencedora foi  Rosangela Gavinski, seguida de Keila Cristiane e Angelica Pronsati.

A Maratona Caixa de Curitiba teve 4.100 participantes nas três categorias da prova – 5 km, 10 km e 42 km. Eram pessoas de todas as idades. Como as amigas Elizandra Vitorassi, de 30 anos, e Cauana Reis Rosa, de 24 anos, que fizeram o percurso de 10 quilômetros. “Viemos porque é saudável e ajuda manter a forma”, disse Elizandra.

Um dos destaques foi Eduardo Aparecido França, 34 anos,  usuário de cadeiras de rodas. “Faço questão de participar todos os anos. É superação”, disse ele. Outro atleta que chamou a atenção foi Fábio ramos, que ficou em quinto lugar na prova dos 42 quilometros, uma surpresa, pois não tinha se inscrito para o pelotão de elite.

 A Maratona Caixa de Curitiba é organizada pela Latin Sport e tem o apoio Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.