Dez pessoas morreram e 29 ficaram feridas, seis em estado grave, no tombamento de um ônibus de turismo, no quilômetro 155 da PR-090, entre Piraí do Sul e Ventania, nos Campos Gerais. O acidente foi por volta das 7h15 de ontem. O veículo levava 52 pessoas, a maioria estudantes universitários que saíram de Belém (PA) pra participar de um congresso de informática, em Curitiba.

continua após a publicidade

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o ônibus colidiu contra a canaleta lateral da pista, atingiu um caminhão que viajava no sentido contrário e caiu na ribanceira. O acidente aconteceu num trecho de pista simples, conhecido como “Serrinha de Piraí”. O caminhoneiro contou à polícia que o motorista do ônibus, Manoel Maria Lopes de Pina, 55 anos, perdeu o controle do veículo, mas o motivo não foi apurado.

Gritos

Pelo menos três vítimas foram arremessadas para fora do veículo e outras ficaram presas embaixo do ônibus. Morreram seis homens e quatro mulheres. Colegas dos passageiros, que seguiam em outros dois ônibus, ajudaram no socorro. Eles relataram que as vítimas gritavam de dor e frio.

continua após a publicidade

Várias ambulâncias dos bombeiros e da prefeitura de Piraí do Sul ajudaram no socorro às vítimas. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico-Legal de Ponta Grossa, a cerca de 130 quilômetros do local do acidente. Os feridos foram conduzidos aos hospitais de Piraí do Sul, Castro e Ponta Grossa. A UFPR não tem informações de como serão transportados os corpos para seu estado de origem, mas duas vans levarão os alunos com ferimentos leves.

Congresso

continua após a publicidade

Os passageiros participariam do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, para mil alunos, que começou ontem e termina amanhã, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O coordenador do congresso, Luciano Silva, afirmou que a UFPR prestará suporte às famílias das vítimas, incluindo assistência psicológica. Até a noite de ontem, três mortos haviam sido identificados: Bruno Azevedo Amaral, 22 anos, Sivaldo Miranda do Nascimento Júnior, 22, e Renato Iori Costa da Conceição, 18.

Segundo

Em três anos, este foi o segundo grave acidente envolvendo ônibus de turismo no mesmo trecho da PR-090. Na madrugada de 30 de abril de 2009, seis pessoas morreram e 42 ficaram feridas no choque de um caminhão bi-trem com um ônibus, no quilômetro 159. Morreram o motorista do caminhão e cinco passageiros do ônibus, que iam para um evento religioso em Balneário Camboriú (SC).

Veja aqui a galeria de fotos do acidente.