Pólio

Quase 40 mil crianças foram vacinadas contra a pólio pela manhã

Até as 12h30 deste sábado (14), dia nacional de vacinação contra a pólio, 38.427 crianças menores de cinco anos tinham sido vacinadas em Curitiba, uma cobertura de 32%. A meta na capital é vacinar cerca de 120 mil crianças. A vacinação segue até as 17h em 328 postos de vacinação. Os endereços estão no site da Prefeitura.

É importante levar a Caderneta de Saúde das crianças e os cartões de vacinação dos adolescentes e dos adultos para conferir se todas as doses estão em dia ou se será necessário atualizá-lo. “É um excelente resultado para o período e que, confiamos, será superior à meta do Ministério. Os pais esclarecidos para a importância da vacina, além do dia de tempo bom ajudam muito o sucesso da campanha”, avaliou a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas. O Ministério da Saúde preconiza que pelo menos 95% na faixa etária recebam o reforço.

A secretária percorreu pela manhã alguns dos 328 postos de vacinação organizados pela Prefeitura para esta segunda etapa da campanha contra pólio. Entre eles, Vila Guaíra e Palmeiras, que está completando 24 anos de atividade.
Eliane fez a abertura simbólica da vacinação na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, às 10h, no bairro São Francisco. A garotinha Vitória de Lima Cardoso, de 1 ano e 3 meses, foi vacinada por Eliane. “É uma garantia para a vida toda”, resumiu o pai da menina, analista de sistemas José Antônio Cardoso.

O jornalista Osni Gomes foi o outro pai que levou o filho para vacinar. Além de assegurar a dose de reforço contra a pólio para o caçula Luís Eduardo, de 3 anos, Osni também aproveitou para se vacinar contra o tétano. “Estava em falta com essa vacina e aproveitei a ocasião. Agora só falta completar o esquema”, disse.