A campanha nacional para atualização da caderneta infantil – encerrada na última sexta-feira (30) – levou 27.047 crianças às unidades de saúde de Curitiba para conferir se estavam com todas as vacinas em dia. Ao todo, 18.137 doses foram aplicadas em crianças menores de 5 anos.
Durante a campanha, realizada entre os dias 24 e 30 de agosto, foram oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As vacinas oferecidas são as mesmas da rotina.
O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Pires Ramos, destacou a importância da participação dos pais e das crianças para atualizar a carteirinha vacinal. “Há um grande número de vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode acontecer de alguma dose ficar de fora, por esquecimento dos pais. Por isso é importante fazer esta conferência e aplicar as doses faltantes, pois as crianças só estão realmente protegidas depois de tomarem todas as doses previstas no calendário básico”, salientou.
