Comemorações

PUCPR completa meio século neste sábado

Hoje, ao completar meio século de fundação, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) prepara uma série de eventos alusivos à data. Nesta manhã, acontece uma missa comemorativa na Paróquia Universitária Jesus Mestre, no campus Curitiba, a ser celebrada pelo núncio apostólico do Brasil, reverendo Dom Lorenzo Baldisseri, e pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr José Vitti.

Entre as presenças confirmadas está a do irmão Seán Dominic Sammon, superior geral dos Irmãos Maristas, que ontem recebeu como homenagem a Outorga do Título de Doutor Honoris Causa. Após a missa, será inaugurado o Painel “PUCPR 50 anos”, além do plantio de uma muda de pinheiro araucária, a árvore símbolo do Paraná.

“Queremos que todos os setores que fazem parte da nossa universidade se considerem incluídos e participem da festa”, afirma o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto. Ele ressalta que a reitoria faz questão que aconteçam eventos comemorativos em todas as áreas da instituição, com a inclusão de toda a comunidade universitária.

O reitor relembra a trajetória de sucesso de uma das mais importantes universidades do País. Juliatto comenta que a PUCPR foi inaugurada em uma época em que houve uma abertura expressiva de universidades católicas.

Naquela época, as únicas alternativas para fazer um curso superior eram as universidades federais e estaduais. “Por isso sentiu-se a necessidade da implantação de novas instituições educacionais para a juventude. Nessa época o número de universitários não passava de 200 mil. Hoje já são dois milhões de estudantes de nível superior no País”, afirma.

Juliatto salienta o crescimento gradual de alunos que a PUCPR vem apresentando ao longo dos anos. Em 2009, a PUCPR teve um acréscimo de 2% no número de alunos em relação ao ano anterior, contando atualmente com cerca de 31 mil alunos em todos os campi do Estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna