Começa hoje e termina amanhã o vestibular de Inverno da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná para preenchimento de vagas ociosas. São 1.780 candidatos disputando 1.020 vagas distribuídas em 33 cursos. O resultado será divulgado até o dia 27 de junho e as aulas começam em 28 de julho.
Os alunos vão estudar com alunos que iniciam o primeiro período no segundo semestre. Eles ocupam vagas que não foram preenchidas no vestibular de verão da Universidade. Dos 49 cursos oferecidos pela institução, 33 apresentam vagas. Entre eles Engenharia da Computação, que tem seu quadro composto por quarenta alunos e agora devem ingressar mais vinte. Educação Física é o que mais oferece oportunidades, além de preencher 25 lugares existentes no Campus de Curitiba, o curso está abrindo no Campus de São José dos Pinhais com mais 60 vagas. Já as turmas de Medicina, Odontologia e Direito são algumas das áreas do conhecimento que estão completas.
O professor presidente da Comissão de Vestibular, Elmo Brito, explica que há três anos a PUC implantou o sistema para eliminar as vagas ociosas nos primeiros períodos. “Não podemos deixar que a estrutura da instituição seja desperdiçada”, diz. Apesar de menos candidatos e menos vagas do que o vestibular de janeiro, quando 13 mil candidatos disputaram 6 mil vagas, o nível de dificuldade da prova será o mesmo, garante o professor.
Hoje serão realizadas provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira. Amanhã pela manhã é a vez das provas de História, Matemática e Biologia e, à tarde, Geografia, Física e Química.
As provas estão sendo realizadas nos campi de Curitiba, Londrina, Toledo e Maringá. No sábado os portões fecham às 14h20, no domingo de manhã às 8h20 e a tarde também às 14h20. Elmo aconselha os estudantes a saírem cedo de casa para evitar trânsito e também a observar os horários de ônibus, já que nestes dois dias há menos veículos rodando. Os candidatos devem levar o comprovante de pagamento da inscrição, carteira de identidade e caneta azul ou preta.