Os estudantes tiveram um dia movimentando, ontem, em Curitiba, litoral e interior. Várias instituições de ensino superior realizaram as provas do vestibular de inverno. Entre elas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
A PUC realizou o vestibular integrado com a Faculdade Nobel. Foram 1.952 inscritos em todo o Estado, sendo que 214 não compareceram às provas. O índice de desistência é de 11%.
As duas instituições ofereceram vagas em 25 cursos, em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Toledo.
Quem chegou atrasado e perdeu a prova colocou a culpa no trânsito. Mas, segundo a instituição, os alunos já devem prever possíveis problemas no dia da prova e sair mais cedo de casa.
Pela manhã, os alunos responderam questões de História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia e redação, que tinha o tema ?A linguagem do aluno e a do professor?. Durante a tarde, os alunos testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia.
Confusão
O vestibular da UFPR foi no campus do litoral, em Matinhos, e as provas tiveram início às 14h. Alguns vestibulandos não leram o edital com atenção e não perceberam que havia três locais diferentes de prova e foram eliminados. Outros não conseguiram chegar no horário devido a atrasos no ferryboat.
Estavam inscritos 1.030 candidatos do sexo feminino e 579 do masculino e concorrem a 385 vagas, em 12 cursos. A segunda fase do vestibular será realizada no próximo dia 29. As aulas terão início em agosto.