O publicitário José Dionísio Rodrigues, de 57 anos, um dos sócios da Agência Opus & Múltipla, receberá hoje, em Gramado (RS), o prêmio de publicitário latino-americano do Festival de Publicidade de Gramado de 2003. O prêmio é dado a um representante de cada Estado indicado pelas entidades de classe. No Paraná, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná (Sinapro) e a Associação Brasileira das Agências de Propaganda capítulo do Paraná (Abap-PR) escolheram Dionísio.
Essa não é a primeira premiação de Dionísio. Ele já foi eleito o publicitário do ano no Estado em 1983 e em 2001. Ganhou também o título de publicitário da década em 1986, e em 1980, uma de suas campanhas para a extinta Malucelli da Visconde foi escolhida a campanha da década. “Era a do Kid Malu, um cowboy que lutava contra a inflação”, lembrou o publicitário, destacando que recentemente a campanha que mais marcou foi aquela em que maus motoristas transformavam-se em animais no trânsito, feita para Prefeitura de Curitiba. “Ela também foi muito premiada”, contou.
Entretanto, Rodrigues acredita que sua indicação para o prêmio em Gramado deve-se ao “conjunto da obra”, ou seja, a toda sua contribuição para a propaganda paranaense em 31 anos de carreira. “Quando fui presidente do Sinapro incentivei a feitura do livro História e Histórias da Propaganda do Paraná, de Ney Alves Sousa. Outro trabalho importante foi o primeiro concurso de estagiários de publicidade do Paraná. Sete estudantes fizeram estágio remunerado por um ano na agência, mas tivemos mais de mil inscrições”, contou o publicitário.
José Dionísio Rodrigues nasceu em Portugal, mas aos dez anos foi morar em Araruna, no Noroeste do Estado. Em 1967 veio estudar em Curitiba. Em 1970 concluiu o curso de Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Antes de enveredar para a propaganda, chegou a exercer a profissão de jornalista por sete anos, tendo inclusive trabalhado como repórter em O Estado.