O prefeito Beto Richa assinou ontem decreto que possibilita a veiculação de publicidade nas bancas de jornais e revistas instaladas nas ruas e avenidas. A liberação da publicidade será vinculada à troca das atuais bancas por novo modelo, projetado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), de acordo com o padrão do mobiliário urbano. O objetivo é melhorar a paisagem urbana e criar nova alternativa de renda para os donos de banca.
?Esta era reivindicação antiga dos donos de bancas. Agora, eles poderão agregar mais valor ao seu negócio e, com os novos modelos de bancas, ter condição melhor para trabalho, com espaço, conforto, segurança e comodidade para seus clientes?, disse Richa em encontro com jornaleiros na Prefeitura. ?A cidade também ganha, com bancas mais bonitas e confortáveis.?
Avanços
A substituição pelo novo modelo não é obrigatória. Para o vereador Mario Celso Cunha, líder do governo na Câmara de Curitiba, a medida é muito importante e chega em boa hora. ?O prefeito tem olhado com muito carinho para a categoria. Tivemos a redução do valor da taxa de uso do solo no ano passado e agora conquistamos mais um grande avanço, que permitirá financiar as novas bancas. Os jornaleiros estão muito felizes?, disse o vereador.
O decreto que permite aos jornaleiros explorar a publicidade nas bancas representa nova alternativa de renda. A única condição para instalação de painéis publicitários é que a banca seja adequada ao novo padrão de mobiliário projetado pelo Ippuc. A negociação da publicidade será feita diretamente entre o jornaleiro e a empresa anunciante.
Negociação
O Sindicato dos Jornaleiros do Paraná (Sinjor) orienta os proprietários de bancas. ?Há uma série de empresas interessadas e pretendemos negociar em bloco, para trocar todas as 226 bancas da cidade?, disse o presidente do Sinjor, Gregório de Bem.