Foi comemorado ontem, em todo Brasil, o Dia do Psicólogo. No Paraná, segundo o Conselho Regional de Psicologia, são cerca de 6,5 mil profissionais na ativa. Desse total, 4 mil estão estabelecidos em Curitiba.
Durante todo o dia, em Curitiba, profissionais, estudantes de psicologia e integrantes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram na Boca Maldita para orientar a população sobre os papéis do psicólogo na sociedade atual. Quem passava pelo local pôde assistir a palestras gratuitas, com duração de cerca de dez minutos, sobre temas diversos: dependência química, terceira idade, problemas conjugais, dificuldades de aprendizado e trânsito, entre outros.
“O objetivo do trabalho é aproximar a população da psicologia”, disse a gerente geral do Conselho, Célia Mazza de Souza. “Queremos mostrar que os psicólogos não atendem apenas individualmente, mas estão presentes dentro de uma série de empresas, escolas e outras instituições. Não são profissionais cujo acesso só é possível a quem tem alto poder aquisitivo. Existem uma série de trabalhos comunitários na área.”
Para divulgar os trabalhos comunitários, os integrantes do Conselho estão cadastrando instituições que atendem pessoas de baixa renda. A intenção é montar uma relação a ser colocada à disposição de toda a população. Ontem, na Boca, estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) divulgaram os serviços oferecidos pelo departamento de psicologia da instituição.
Universidade
Entre os trabalhos desenvolvidos pela UTP está o atendimento psicoterapêutico para população de baixa renda, através da clínica de psicologia da instituição. No local, estudantes supervisionados por professores atendem os pacientes e prestam serviços de orientação vocacional.
No momento, a clínica está implantando um trabalho de acompanhamento terapêutico residencial, voltado à pessoas com problemas de locomoção, problemas mentais e autismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 331-7845.