Psicodrama ajuda a escolher profissão

O fim do ano está chegando e, com ele, o vestibular. Milhares de candidatos passam grande parte de seus dias mergulhados em livros, apostilas e jornais diários. Alguns têm certeza sobre o curso que querem fazer. Outros estão cheios de dúvidas ou não fazem a mínima idéia sobre a profissão que pretendem exercer. Para vencer a indecisão, muitos vestibulandos buscam sessões de orientação vocacional supervisionadas por psicólogos especializados. Em Curitiba, diversos candidatos estão optando por sessões de psicodrama, definido pela Federação Brasileira de Psicodrama como “uma via de investigação da alma humana mediante a ação”.

Segundo o psicólogo Antônio Vitorino Cardoso Neto e o publicitário Adriano Valério Gabardo, ambos especializados no assunto, o psicodrama possibilita o autoconhecimento, libera a criatividade e a espontaneidade. “Para escolherem o curso superior que desejam fazer, os estudantes devem se conhecer bem, saber quais são suas habilidades, seus potenciais e suas prioridades na vida”, comenta Antônio.

Nas sessões de psicodrama, se busca o autoconhecimento por meio, principalmente, de dinâmicas de dramatização. Diante dos estudantes, uma série de situações são colocadas a ser representadas: a influência da família no momento da escolha da profissão, as ansiedades, o medo, o mercado de trabalho, a importância ou não do retorno financeiro, entre outras.

“Os estudantes não precisam ser artistas para participarem das sessões”, diz Antônio. “Eles vão dramatizar situações que enfrentam no momento e discutir o assunto entre si.” Segundo Adriano, o trabalho revela temores, pressões externas e internas, valores éticos e noções da importância do trabalho. “Ao contrário de outros trabalhos de orientação profissional, não aplicamos um teste com questões psicológicas e dizemos a profissão que a pessoa deve escolher”, explica. “O próprio estudante descobre suas aptidões.”

Os trabalhos de psicodrama geralmente são realizados em grupo, o que permite que os estudantes troquem experiências e conheçam outros pontos de vista ligados à escolha profissional. Há cerca de um ano e meio, a estudante de Biologia Fernanda Castelhano de Souza, da UFPR, passou pelo processo. No terceiro ano do ensino fundamental, ela se inscreveu para o vestibular de Biologia, mas não tinha certeza se este era realmente o curso que gostaria de realizar.

“Eu nunca tinha pensado a sério sobre que profissão gostaria de exercer”, conta. “Às vésperas do vestibular, entrei em desespero. Pensei em Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Odontologia, Jornalismo e uma série de outras coisas.” Ela acabou optando por Biologia, sem ter certeza se a opção era a correta. “Chorei muito e resolvi me submeter a sessões de psicodrama”, lembra. “Por meio delas, descobri que eu tinha feito a escolha certa e hoje estou muito feliz com o curso que faço. Vejo muitas pessoas insatisfeitas e desistindo da faculdade por não terem procurado uma orientação correta antes do vestibular,”

As sessões de psicodrama também podem ser aplicadas a universitários que, já matriculados, têm dúvidas se querem ou não continuar o curso que realizam. Informações: (41) 262-6049.

Federal encerra inscrições

Encerraram-se ontem, às 23h55, as inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela internet. Ainda hoje, a universidade permite que os candidatos entreguem, pessoalmente, a ficha de inscrição com fotografia 3×4. A ficha deve estar acompanhada de cópia do documento de identidade e comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 78,00.

A entrega pode ser realizada no prédio central da UFPR, no prédio da reitoria, no Centro Politécnico, na Escola Técnica da UFPR e no serviço de processamento de dados do governo federal (Rua Carlos Piollo, 133). Até a manhã de ontem, já haviam sido feitas 48 mil inscrições. A UFPR oferece 4.044 vagas em 55 cursos.

Escola Técnica

Ontem, também foram iniciadas as habilitações para o teste seletivo da Escola Técnica da UFPR. Os interessados podem inscrever-se até 9 de novembro pela internet (www.et.ufpr.br), ou nos posto de atendimento da escola (Rua Dr. Alcides Vieira Arco Verde, 1225 ? Jardim das Américas). As provas serão nos dias 19 e 20 de dezembro para os cursos: Prótese Odontológica, Contabilidade, Enfermagem, Radiologia, Higiene Dental, Transações Imobiliárias, Secretariado, Administração, Ensino Médio e Formação de Ator. A inscrição custa R$ 40,00. Informações: (41) 266-0909.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo