Guarapuava – O Provopar – Ação Social de Guarapuava foi declarado pela portaria n.º 3.245, de 27 de outubro, Utilidade Pública Federal, pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A publicação no Diário Oficial da União ocorreu no dia 28 de outubro.

continua após a publicidade

Segundo a presidente do Provopar Municipal, Alicia Bastos Michalak, a declaração de utilidade pública federal só traz benfeitorias para a entidade, além de demonstrar a credibilidade que o órgão representa, ressaltando que seu trabalho tem influenciado de forma ampla e positiva perante a sociedade. "Com isto, o Provopar poderá ampliar o atendimento, sendo que as doações vão direto para a entidade e as empresas vão poder deduzir até 35% do valor no Imposto de Renda", disse.

Os outros benefícios vão desde a possibilidade da isenção de tributos municipais; viabilizar a transferência de recursos governamentais, tornar-se imune do INSS Patronal e de acordo com a Lei 9249/95, pode receber incentivos de até 2% do lucro operacional das empresas que tem a apuração com base no lucro real, sendo que estas poderão se beneficiar com a redução do Imposto de Renda e Contribuição Social (CSLL) de até 35% do valor doado.

"A obrigatoriedade nossa agora, é apresentar ao Ministério da Justiça, até o dia 30 de abril de cada ano, relatório circunstanciado dos serviços que houver prestado à coletividade no ano anterior, devidamente acompanhado do demonstrativo da receita e despesas realizadas no período, ainda que não tenham sido subvencionadas", explicou Alícia Michalak.

continua após a publicidade

O Provopar Municipal atende mensalmente, 200 famílias, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, que faz a triagem das necessidades de cada família e realiza campanhas específicas do dia das Mães, Páscoa, dia dos Pais, dia das Crianças e Natal. Também é feita a Arrecadação Solidária, em parceria com o 26.º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e Rotary. "Nestas campanhas, arrecadamos alimentos, roupas, calçados, cobertores, móveis, brinquedos e doces", informou.

Este ano, a Prefeitura também está participando da campanha "A dor da fome é cruel 2004", que contará com carreata e arrecadação em diversos postos espalhados pelo município até o dia 11 de dezembro.

continua após a publicidade

Quem quiser doar, pode entrar em contato com o Promopar Municipal pelos telefones (42) 626-5327 ou 626-4348, em horário comercial.