No domingo, 156 mil estudantes do ensino superior de todo o País vão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A avaliação, que substitui o antigo Provão, está sendo aplicada pela primeira vez este ano. Além de testar o conhecimento dos formandos, também vai avaliar os estudantes que acabaram de ingressar no sistema. Participam acadêmicos de 13 áreas de conhecimento. Os locais de provas podem ser conferidos pelo site www.inep.gov.br.

Os alunos foram escolhidos aleatoriamente e representam uma amostragem do universo de estudantes nos dois níveis. Dos 165 mil estudantes, 95.766 estão no primeiro ano do curso e 59.888 estão concluindo. A amostra de pessoas que ingressam é bem superior a de formados, porque 40% deles desistem ao longo do curso e apenas 60% se formam.

O Enade avaliará 13 cursos. Educação Física vai contar com o maior número de alunos (32.682). O curso com menos estudantes é Terapia Ocupacional (1.963). São Paulo é o estado com mais alunos avaliados (43.857) e Roraima apresenta o menor número (232).

continua após a publicidade

continua após a publicidade