Durante o final de semana, 4,5 milhões de estudantes que estão terminando o ensino médio ou que pretendem ingressar em universidades federais enfrentarão um grande desafio.

continua após a publicidade

Trata-se do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituirá vestibulares de instituições de ensino superior que aderirem ao exame como forma de ingresso, seja por completo ou em porcentagem, como acontece com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ao todo serão 180 questões mais uma redação. No sábado, os candidatos responderão a 45 questões de História e Geografia e outras 45 de Física, Química e Biologia. No domingo, além da redação, os estudantes terão 90 questões divididas igualmente entre Matemática e Português.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), Jacir Venturi, o novo Enem fará com que os candidatos aprendam o conteúdo, ao invés de simplesmente decorá-los.

continua após a publicidade

“O novo Enem propõe menos memorização por parte do aluno. Temos essa base pelo simulado feito pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais), que, por sinal, exigiu pouco conhecimento dos alunos. Isso nos preocupa, pois pode gerar problemas em cursos mais concorridos, onde questões mais elaboradas são decisivas”, teme.

Com relação à forma de utilização do Enem, Venturi afirma que a UTFPR se arriscou ao tomar o exame como única forma de avaliação. “Respeito a decisão da UTFPR, mas acredito que eles partiram de um formato bastante clássico, como eram as provas anteriormente, para jogar a sorte em cima do novo Enem. É um risco, pois, com base no histórico, o Enem apresenta um formato bem diferente que o da UTFPR, que priorizava Matemática e Física”, avalia.

continua após a publicidade

“Já o caminho tomado pela UFPR é o mais sensato, pois o peso de 10% não abole de vez o bom processo seletivo feito pela instituição nos últimos anos, o que também acontecia com a UTFPR”, compara.

Administração

Portanto, aos que forem fazer o Enem, o diretor passa algumas dicas. “Como é uma prova longa é preciso estar bem descansado, levar algo para se alimentar e o mais importante: administrar o tempo. São cerca de três minutos para cada questão, por isso, sugiro que ele siga em frente caso tenha dúvida e volte a pensar na questão após passar por toda a prova”, recomenda.

O resultado das avaliações objetivas será divulgado no dia 2 de dezembro e as notas da redação no dia 8 de janeiro. Tendo o resultado, o candidato inscreve-se, via internet, com o número de seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e escolhe cinco opções de curso, da mesma universidade ou de outras instituições federais diferentes.